Passo a passo do corte
– O profissional deve lavar normalmente o seu cabelo.
– Depois de tirar o excesso de água, é preciso dividir o cabelo em mechas iguais, de acordo com o formato da sua cabeça. “Essa divisão precisa ser perfeita, pois ela será usada como um mapa na hora de fazer a manutenção do corte”, explica Marcio Freoli, consultor da SKNY no Brasil.
– Antes de ir para a tesoura, escolha um dos dois estilos do corte: os fios na parte de trás mais longos que a franja ou a franja mais comprida e a nuca mais curta.
– Em qualquer um dos estilos, o início do corte deve ser feito pela parte posterior da cabeça, onde se define o comprimento.
– Depois, é preciso desconectar o restante do cabelo e as laterais e, por último, a franja.
– O acabamento pode ser feito com a tesoura, com a tesoura dentada ou com a navalha. “É o desfiado final que dá o caimento leve e movimento para os fios”, afirma Jeane Mello, cabeleireira do Jacques Janine, unidade Jardim América (SP).
– O processo é o mesmo em quem tem o cabelo cacheado ou crespo. A diferença é que no final, antes de fazer o acabamento desfiado, os fios devem estar secos. “Assim, o profissional saberá o quanto cortar para criar um volume bonito”, diz Freoli.
Combina com quem?
O corte pode ser feito em mulheres de todas as idades, mas é preciso não ter medo de ousar no visual e, claro, estar disposta a mostrar mais o rosto. Apesar de o look combinar bastante
com as pessoas com o rosto triangular e oval, dá supercerto nas que têm o rosto redondo. Para os especialistas, nesse último caso, é possível adaptar uma franja lateral bem desfiada e os fios da nuca mais longos. “Isso ajuda a criar ângulos que disfarçam o rosto arredondado”, garante Jeane.
Finalização
Lisas: “Para dar volume no cabelo liso e fino, é preciso colocar um pouco de spray finalizador ou pomada no comprimento e nas pontas”, aconselha Oswaldo Pires, dono do espaço Sala Oswaldo Pires (Santos). Já se for um liso com volume, o ideal é passar um pouco de leave-in, também no comprimento e nas pontas, e depois secar os fios com secador para segurar e dar forma ao corte.
Cacheadas: Leave-in, ativador de cachos e musse são ótimos para criar cachos definidos. Se quiser, depois de passar um dos três produtinhos citados acima, amasse os fios com as mãos ou seque-os com a ajuda de um difusor.
Crespas: Use o babyliss ou gel para deixar os caracóis ainda mais definidos.