Sabia que o frizz (aqueles fios arrepiados no topo da cabeça) são uma das queixas mais comuns nos salões? Os cabeleireiros Jotha Cunha, da Lion, e Fabiane de Jesus, do Illuminé Hair Styling (SC), e a beauty coaching Gimena Figueroa ensinam a combater o problema em 11 passos:
- Use máscara de hidratação uma vez por semana ou, ao menos, a cada 15 dias. Segundo os especialistas, a hidratação é o principal aliado no combate ao frizz. Mas antes de comprar qualquer produto, vá ao cabeleireiro para ele analisar a estrutura dos seus fios (se é fino ou grosso, seco, misto ou oleoso) e o estado (se está muito danificado, mais ou menos ou saudável). Essas características determinam o tempo entre cada hidratação e o produto que deve ser utilizado.
- Evite banhos muito quentes, pois a água em temperatura mais elevada prejudica a fibra capilar e desidrata o cabelo.
- Use protetor térmico antes de usar o secador e a chapinha.
- Aplique apenas os produtos que oferecem resultado para o seu tipo de cabelo.
- Aplique diariamente produtos contra os raios solares.
- Faça um pré-tratamento antes de passar por qualquer procedimento químico, principalmente se for descolorir ou alisar.
- Penteie o cabelo com pente de madeira. O atrito do plástico ou de qualquer outro material sintético causa frizz.
- Evite dormir com o cabelo molhado ou fazer coque e tranças com os fios úmidos.
- Não exagere no uso de xampu para não deixar o cabelo com a cutícula aberta. Para fechá-la e deixar os fios resistentes e com brilho, faça tratamentos como a selagem. Essa técnica tem como base produtos com proteínas e queratina, responsáveis por envolver todo o cabelo e criar uma camada protetora.
- Mantenha o corte em dia.
- Quando sair do chuveiro, não esfregue a toalha na cabeça. O atrito pode resultar em quebra e contribuir com o aparecimento do frizz. Seque com uma toalha de microfibra ou com pedaços de papel-toalha.