Se você tem cachorro, gato, bebê ou filho autista em casa, é bem provável que fique feliz com essa notícia. Acaba de ser aprovada, às vésperas da Copa do Mundo (período em que muita gente solta rojão), a lei que proíbe a fabricação, a venda e o uso de fogos de artifício com barulho no município de São Paulo.
De acordo com a campanha Sem fogos com ruído, liderada por Rogério Nagai, o documento traz relatos de famílias que têm filhos autistas – muitas vezes, o estouro dos fogos faz as crianças terem convulsões – e de pessoas que têm bebês ou animais, como cães e gatos, que também costumam sofrer com o barulho dos rojões.
Recomendamos para você:
18 alimentos proibidos para cães e gatos
O ralo entupiu? Calma, você dá jeito sozinha!
Educar não é tarefa só dos responsáveis
Quem não cumprir a lei terá de pagar uma multa de R$ 2 mil. Este valor será dobrado na primeira reincidência e quadruplicado a partir da segunda, se acontecer em menos de 30 dias.
Os fogos com efeitos visuais, sem estampido, ou os que produzem barulho de baixa intensidade continuam permitidos. A lei vale para lugares abertos e fechados, públicos ou particulares, em toda a capital paulista.