Dormir é fundamental para termos uma vida saudável e equilibrada, mas você sabia que um cobertor pesado talvez seja uma boa opção para quem sofre de ansiedade? Isso acontece porque seu peso é distribuído de forma uniforme pelo corpo, formando uma espécie de ‘casulo’ e oferecendo um sentimento de proteção.
É isso que faz toda a diferença, pois, assim como um abraço, a sensação de acolhimento promovida pelo peso do cobertor libera um hormônio chamado oxitocina, que auxilia no controle da pressão arterial, desacelera o coração e faz com que você se sinta relaxado.
Menos estresse
Segundo publicação do Journal of Alternative and Complementary Medicine, outro efeito do cobertor mais pesado para o organismo é o controle da secreção de cortisol durante o sono. O que é ótimo, pois ele é o responsável pelo estresse — que se intensifica quando você está ansioso.
Os pesquisadores também descobriram que a pressão colocada em alguns pontos do corpo faz com que a serotonina seja liberada, ajudando na produção de melatonina, principal componente que regula o ciclo do sono.
Como fazer?
Se você gostou da dica, e quer apostar no cobertor pesado como alternativa para aliviar a ansiedade, saiba apenas que ele não é recomendado para quem sofre de problemas respiratórios, circulatório, de temperatura, ou que esteja se recuperando de alguma cirurgia.
Não é o seu caso? Então, saiba que ele precisa ter 10% do peso do seu corpo para fazer algum efeito. Isso significa que uma pessoa de 70kg precisa de um cobertor de 7kg, por exemplo.
Esse tipo de produto nada mais é do que um edredom normal, mas que possui saquinhos com enchimentos pesados, como pérolas de plástico — facilmente encontradas em lojas de artesanato. Caso seja uma pessoa prendada, tente seguir este tutorial (em inglês) e faça a sua própria versão.
Por fim, sempre é bom lembrar: se a ansiedade esteja realmente atrapalhando a sua vida, uma boa ideia é pedir ajuda para um profissional de saúde.