Muitas pessoas, por estarem preocupadas com a boa forma física, costumam optar por produtos que passam a imagem “fit”. Mas será que esses alimentos trazem tantos benefícios para a saúde quanto aparentam?
De acordo com a nutricionista Ione Leandro, da Onodera Estética, o segredo do emagrecimento correto é aliar equilíbrio com hábitos saudáveis.
Mas a especialista alerta: apesar de alguns alimentos terem um aspecto mais saudável, a verdade é que eles podem ser os grandes vilões da reeducação alimentar. Veja alguns exemplos:
Barra de cereais
Apesar de ser opção de lanche rápido, as barrinhas não devem ser ingeridas à vontade. “As versões industrializadas contêm alto teor de açúcar e algumas são produzidas com chocolate e
cereais de alto índice glicêmico, como flocos de milho e arroz”, explica.
Chocolate diet
Esses produtos são indicados para pessoas que têm restrição ao consumo de açúcar e, geralmente, possuem maior quantidade de gorduras, tornando-os mais calóricos.
Embutidos
Melhor deixar alimentos como salame e mortadela de lado. “Eles são ricos em sódio e conservantes. Prefira o peito de peru
ou de frango”, recomenda Ione.
Frutas secas e oleaginosas
O consumo exagerado pode acumular gordura. O ideal é consumir 30 g por dia, por exemplo: uma castanha-dopará, duas de caju, cinco amêndoas, meia noz e uma castanha portuguesa.
* Com reportagem de Júlia Arbex