Com o desemprego nas alturas, as redes sociais se tornaram ótimas alternativas para quem está sem trabalho ou precisa complementar a renda. Um dos principais atrativos são os baixos riscos, já que a divulgação de produtos nas plataformas não exige espaço físico nem alto investimento inicial.
Além disso, os números de venda na internet são animadores: só no primeiro semestre deste ano, cerca de 27,4 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma compra on-line (7,6% acima de 2017).
A tendência é aumentar ainda mais, segundo o relatório da consultora Ebit, que acompanha a evolução do varejo digital no país. Quer uma fatia desse bolo? Então confira estas dicas. Desta vez, você vai deslanchar!
1 – APROVEITE MELHOR AS REDES SOCIAIS
É claro que cada rede social tem a sua peculiaridade na hora de divulgar e, quem sabe, de vender um produto. Por isso, entender os recursos oferecidos por cada canal e aprender a explorá-los da melhor maneira é fundamental.
Para não perder oportunidades, o especialista no tema e criador do Ecommerce na Prática.com, Bruno de Oliveira, recomenda realizar campanhas e divulgar imagens e conteúdos relacionados ao seu negócio em redes sociais, como Facebook e Instagram.
No caso do Facebook, os usuários costumam ler os comentários com a avaliação de outros internautas para decidir ou não pela compra. Por isso, vale a pena dedicar tempo para atender prontamente os clientes, esclarecendo dúvidas e oferecendo soluções”.
Já no Instagram, um dos segredos é trabalhar o aspecto mais forte da rede, a estética. Capriche nas fotos, que devem ter alta qualidade, boa resolução e enquadramento adequado. Outro cuidado é com a imagem do perfil, pois ele é o seu cartão de visitas no mundo virtual.
2 – APOSTE NO WHATSAPP
“Com mais de 100 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp é um canal que, embora ainda seja subestimado por algumas pessoas, pode impulsionar as vendas de forma expressiva”, acredita o especialista. Segundo ele, ter um número de celular disponível para falar com os clientes é fundamental para quem vende produtos na internet.
“E se engana quem acha que é difícil vender por meio dele. O primeiro contato de um cliente via WhatsApp para esclarecer uma dúvida pode evoluir para uma troca de mensagens que resulte em venda. Divulgar fotos de novidades, anunciar descontos ou promoções e até mesmo realizar negociações de maneira eficiente também são ações que podem ser feitas pelo aplicativo.
3 – TENHA UMA MARCA
Criar um nome e uma identidade visual que tenha a ver com você e com a imagem que quer passar faz toda a diferença na hora de postar algum produto. Mas não caia na armadilha de cuidar só da aparência. Muito mais importante do que ter uma marca bonita é entregar o que promete.
4 – SEJA RÁPIDA
Não existe vendedor para esclarecer dúvidas pessoalmente nem a possibilidade de tocar ou experimentar o produto. Por isso, quando alguém opta por escolher algo pela internet, está priorizando tempo. Dessa forma, prepare-se para responder às dúvidas bem rápido, sem correr o risco de perder a venda para um concorrente mais ágil. Ah, e vale agilizar a entrega do produto também!
5 – TORNAR-SE PROFISSIONAL
Caso você seja iniciante e pretenda vender no ambiente digital, vale se informar e conhecer cursos oferecidos por plataformas especializadas em comércio eletrônico. Por exemplo: Universidade Mercado Livre e Universidade do E-commerce.