Já tentou resolver algum problema no meio de um lugar bagunçado? Seja em casa ou no trabalho, a desorganização é algo que pode atrapalhar a rotina, além de impedir nossa concentração.
No entanto, sabemos que é muito comum ver pessoas optando por relaxar nos momentos de lazer, em vez de arrumar a casa. O que é algo totalmente compreensível!
Para a personal organizer Aline Delavy, a jornada de trabalho intensa exige demais e, no pouco tempo que sobra, as pessoas acabam não conseguindo arrumar fatores primordiais para seu bem-estar, como o local onde vivem.
“E acumular coisas, sobretudo se for de forma desorganizada, contribui para uma mente turva e embaralhada”, ressalta a especialista em organização. “Isso pode minar nosso ânimo, paciência e produtividade.”
VEJA DICAS
- Dê atenção para a sala de estar, pois é a primeira impressão da casa. De forma geral, pelo menos uma vez ao dia, tente colocar os objetos de volta aos seus lugares originais;
- Realize o desapego com frequência. Assim, a chance de acumular papéis, livros sem uso e canetas que não funcionam é muito menor,
- Escolha móveis com arrumação escondida, como puffs baú, podem ser uma ótima pedida para manter o ambiente sem nada espalhado;
- Aproveite os espaços atrás das portas e os cantos dos cômodos;
- No quarto, abra sempre as janelas ao acordar. Quando a luz do sol entra no local, a energia circula e se renova;
- Cubra a cama com uma colcha. Ela vai ficar protegida de poeira e sujeira. Além disso, dará um aspecto de mais ordem ao ambiente.
- Na bancada do banheiro, evite colocar coisas sobre a pia. Quanto mais cheia estiver, maior a sensação de desordem;
- Após descartar o que não vale mais, separe os itens pelo tipo de uso: cosméticos, higiene pessoal, banho e remédios. Caso o armário tenha gavetas, guarde os itens separados por tipo.
- No caso das cozinhas, se ela for muito pequena, suspenda tudo o que for possível e recorra a ganchos, barras e prateleiras para ajudá-la.