Envelhecimento, exposição solar e falta de hidratação estão entre os principais motivos que deixam as pálpebras dos olhos caídas. De acordo com a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, essa pele, que já é extremamente fina, acaba perdendo sua espessura e elasticidade ao longo de nossas vidas, o que dá um aspecto de pele sobrando.
“Isso acontece quando o colágeno e fibras elásticas mudam de qualidade e quantidade, deixando a pele ainda mais fina e menos flexível”, explica. A médica explica que, sob a pele, existem outras estruturas, músculos muito finos, e um depósito de gordura que serve para acomodar o globo ocular. Essa gordura é contida por uma membrana que também perde sua qualidade e acaba saindo um pouco do lugar: são as bolsas palpebrais.
COMO MELHORAR OS OLHOS?
Manter a pele hidratada e protegida do sol é sempre a opção mais saudável. Se possível, invista naqueles cremes especiais para essa região, pois a hidratação protege a pele e consegue melhorar o seu aspecto. Agora, se o problema já existe, e incomoda, a solução pode ser a cirurgia, chamada blefaroplastia.
De acordo com Beatriz, atualmente a conduta é mais conservadora. “Ao invés de retirar volume, reposicionamos os tecidos”, diz. No consultório, o diagnóstico é muito importante. O aspecto cansado e triste pode ser devido à queda do supercílio, associado a olheiras e sobra de pele.
“Se todas essas estruturas não forem tratadas em conjunto, não ficará bom. Em pacientes jovens, uma retirada de pele simples pode ser suficiente”, explica a médica. “Nas pálpebras inferiores, pode haver flacidez dos ligamentos e músculos além da protrusão das bolsas. Novamente, todas as estruturas devem ser tratadas em conjunto.”
No entanto, a cirurgia não é a única opção para solucionar essa sobra de pele no consultório. “Pacientes podem reclamar de pequena sobra de pele na pálpebra superior que pode ser corrigida com toxina botulínica, por exemplo”, esclarece Beatriz.
Comentários 1