sexta-feira,9 maio , 2025
Revista Ana Maria
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
Revista Ana Maria
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Dinheiro

Animado para a Black Friday? Confira dicas de especialistas e não caia em ciladas

Marcela Del Nero Por Marcela Del Nero
21/11/2018
Em Dinheiro
Shutterstock

Shutterstock

Share on FacebookShare on TwitterEnviarEnviar

A Black Friday está marcada para o próximo 23 de novembro, mas diversos sites aproveitam a data e oferecem descontos o mês inteiro. Para não cair em ciladas, a dica dos especialistas é ser um consumidor consciente, adquirindo apenas produtos necessários e evitando compras por impulso.

A tradição, que teve início nas principais lojas dos Estados Unidos, consiste em uma grande baixa dos preços durante a última sexta-feira de novembro, exatamente um dia após o feriado americano de Ação de Graças.

PROPAGANDA

Com o sucesso, a prática se espalhou pelo mundo e chegou com força aqui no Brasil. Apesar de o consumidor já estar mais atento, as dúvidas são frequentes quando o evento está próximo. Para respondê-las, AnaMaria conversou com especialistas no assunto e separou dicas que valem ouro. Confira!

LeiaMais

Quer ser professor? Veja como o MEC está incentivando os novos docentes

Quer ser professor? Veja como o MEC está incentivando os novos docentes

09/05/2025
Está perdendo dinheiro? Veja como comparar preços pode mudar suas compras

Está perdendo dinheiro? Veja como comparar preços pode mudar suas compras

08/05/2025 - Atualizado em 09/05/2025

PROPAGANDA ENGANOSA

PROPAGANDA

O advogado Marco Antonio Araujo Jr., que é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), menciona que o principal problema da Black Friday é a maquiagem do preço. 

Com isso, a tática do fornecedor é dizer que o produto está com desconto, mas na realidade o que ocorreu foi um acréscimo de preço antes da data marcada para a promoção. Quando o preço volta ao normal, passa a impressão que a pessoa está pagando menos. O que não é verdade.

PROPAGANDA

“Além disso, um outro problema recorrente é não receber o produto porque o lojista não tem estoque ou não cumpre o prazo combinado”, explica.

RECLAME

Quando acontecer qualquer problema relacionado a compra, Ageu Camargo, advogado e coordenador do Núcleo de Direito do Consumidor da OAB de Guarulhos (SP), aconselha que o consumidor deve escrever para o SAC da empresa.

Caso não ocorra a resolução do problema, a melhor saída é procurar o Procon da sua cidade. Uma outra opção é fazer uso da plataforma virtual do Ministério da Justiça, que ajuda a resolver conflitos nas relações de consumo. Link aqui.

FORMA DE PAGAMENTO MAIS SEGURA

Para Marco Antonio, tanto boleto quanto cartão podem ser formas de pagamento seguras. O único ponto contra do boleto é a demora de compensação do pagamento, o que pode atrasar a data de entrega do produto.

Se optar por cartão de crédito, o primeiro passo é verificar se o site é criptografado, ou seja, seguro. Para isso, ele precisa ter um cadeado na barra de endereço. “Se não for, jamais compre e coloque seus dados”, recomenda.

Já Argeu ressalta que a empresa emissora do cartão costuma ajudar na prevenção de fraudes, bem como pode auxiliar em um eventual problema na compra. “É importante que também haja cuidado ao digitar informações pessoais, sobretudo senhas em links encaminhados por e-mail”, diz. 

PARA NÃO TER PROBLEMA 

Anote as dicas dos especialistas sobre as compras no dia 23!

  • Veja se o anúncio se refere exatamente ao produto que você está buscando e se atente ao modelo, cor, voltagem;
  • Importante também verificar se não se trata de peça de outlet ou mostruário com algum defeito; 
  • Todos os produtos (até os de mostruário) devem ter garantia, mas o lojista não é obrigado a trocar se o produto não apresentar nenhum problema;
  • Consulte as condições de pagamento e verifique se há juros nas parcelas; 
  • Busque a quantidade de produtos em estoque para ter certeza que você terá sua mercadoria entregue;
  • Observe as condições da compra: existem produtos que são exclusivos para serem retirados em loja e não entregues na casa do consumidor; 
  • Antes de fechar qualquer negociação, observe se o site é seguro e tem o cadeado no rodapé da página;
  • Monitore todo o processo de entrega e, ao receber o produto, verifique se está em perfeitas condições e se é exatamente o que foi comprado. 
     
Tags: Black FridayDinheiro
ANTERIOR

Bolo de banana rápido

PRÓXIMO

Remédios naturais funcionam mesmo nos casos de tosse?

Marcela Del Nero

Marcela Del Nero

CompartilharTweetEnviarCompartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tudo sobre a melhor tecnologia de captação de água

Tudo sobre a melhor tecnologia de captação de água

09/05/2025
novela garota do momento

Na novela ‘Garota do Momento’, Maristela ameaça Zélia após descobrir seu segredo

09/05/2025
Dicas infalíveis para cuidar dos cabelos no verão e evitar ressecamento

Dicas infalíveis para cuidar dos cabelos no verão e evitar ressecamento

09/05/2025
O filme mais engraçado: Você não vai conseguir parar de rir com essas comédias

O filme mais engraçado: Você não vai conseguir parar de rir com essas comédias

09/05/2025
Tudo o que você precisa saber para cultivar quiabo em casa

Tudo o que você precisa saber para cultivar quiabo em casa

09/05/2025
Cães e Gatos: A evolução secreta que você nunca imaginou

Cães e Gatos: A evolução secreta que você nunca imaginou

09/05/2025

GRUPO PERFIL – Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Portugal e Índia

AnaMaria |  AnaMaria Receitas | Aventuras na História | CARAS | CineBuzz | Contigo | Máxima | Perfil Brasil | Recreio | SportBuzz

Rede de sites parceiros:

Bons Fluidos | Holywood Forever TV  | Mais Novela | Manequim | Márcia Piovesan | Rolling Stone Brasil | Viva Saúde

PERFIL Brasil Av. Eusébio Matoso, 1.375 5º andar – CEP: 05423-905 | São Paulo, SP

Anuncie no Grupo Perfil +55 (11) 2197-2000 ou [email protected]

Clique aqui e conheça nosso Mídia Kit

Política de privacidade

Categorias

  • AnaMaria Testa
  • Astrologia
  • Atualidades
  • Beleza
  • Bem-estar e Saúde
  • Carreira
  • Casa
  • Comportamento
  • Dieta e Emagrecimento
  • Dinheiro
  • Diversos
  • DIY
  • Educação
  • Famosos
  • Maternidade
  • Moda
  • Programação da TV
  • Relacionamento
  • Tecnologia

Direitos Autorais Grupo Perfil. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas