A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos devem consumir menos de 2 gramas de sódio por dia. Para diminuir o consumo de sal é importante evitar alimentos processados, congelados ou enlatados. E, claro, não levar o saleiro para a mesa.
Veja algumas sugestões de temperos que podem substituir o ingrediente e, de quebra, melhorar a sua saúde.
TOMILHO
Antisséptico, ajuda na prevenção de problemas respiratórios, reduz o colesterol e protege contra o envelhecimento das células. Utilize para temperar, principalmente, alimentos consumidos crus, como a salada, e nas carnes, como frango e a versão bovina.
MANJERICÃO
Auxilia no tratamento de cataratas e diabetes, acelera a cicatrização da pele e protege contra desconfortos intestinais. Use as folhas frescas com peixes ou risotos. Já as variações secas ou em pó dão sabor a todos os alimentos.
ALHO-PORÓ
Com alto teor de fibras e inúmeras vitaminas e minerais, contribui para o bom funcionamento do intestino, previne câimbras, fortalece os músculos e estimula a calcificação óssea.
ALHO
Além de combinar com praticamente todas as comidas, é um antiinflamatório natural. Na gripe, ajuda a eliminar secreções e diminui a febre. Além disso, ajuda a remover a gordura da alimentação, impedindo que o organismo não a absorva completamente.
CEBOLA
Limpa secreções respiratórias, melhora dores articulares, é antidepressiva e antioxidante. Mas cuidado com a cebola crua em excesso, pois pode “agredir” o estômago.