No Dia da Consciência Negra, celebrado nesta terça-feira (20), AnaMaria separou algumas receitas da culinária africana, que têm uma forte influência na cultura brasileira. Confira nossas sugestões!
MUNGUZÁ
Este é um prato afro-baiano muito popular na região Nordeste. Surgiu no continente africano após o milho chegar à região por meio dos portugueses. Ganhou um tempero brasileiro com a adição de coco baiano, cravo e canela. Eis os ingredientes e modo de preparo:
- 2 cocos
- 4 xícaras de água fervendo
- 500 g de milho branco
- 2 xícaras de açúcar
- 3 paus de canela
- 6 cravos
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de manteiga
Separe de véspera o milho e deixe de molho na água. Rale e esprema os cocos. Reserve o caldo grosso. Despeja a água fervente no bagaço do coco e esprema até que se tenha o caldo fino. Cozinhe o milho branco junto ao leite fino e adicione água se necessário para que o caldo não seque. Assim que o milho estiver macio, acrescente leite de coco grosso. Deixe cozinhar até virar um creme. Tempere com açúcar, manteiga, sal, cravo e canela. Misture bem.
CUSCUZ DE CARNE SECA
Prato originário de Maghreb, região norte da África. No Brasil, possui algumas variantes como o paulista, nordestino e maranhense. A versão original é feita de sêmola amassada e grãos cozidos. Anote os ingredientes:
- 500 g de carne-seca dessalgada e cozida
- 6 colheres (sopa) de azeite
- 2 cebolas médias picadas
- 1 dente de alho picado
- 8 tomates, sem pele e sem sementes, picados
- ½ xícara (chá) de caldo de legumes
- ½ xícara (chá) de molho de tomate
- Sal e pimenta a gosto
- 1 xícara (chá) de salsa picada
- 2 ovos cozidos picados
- 250 g de farinha de milho em flocos finos
- 2 colheres (sopa) de manteiga
Desfie a carne-seca. Numa panela, aqueça o azeite e frite a cebola e o alho. Acrescente a carne-seca desfiada e refogue por dois minutos. Junte o tomate e cozinhe até desmanchar um pouco. Adicione o caldo e o molho de tomate. Tempere com o sal, a pimenta e cozinhe por mais cinco minutos. Ponha a salsa, os ovos cozidos, a farinha de milho e a manteiga. Desligue o fogo e misture bem. Coloque em uma forma com furo central untada com azeite. Desenforme o cuscuz já frio.
Dica: retire e descarte o excesso de gordura da carne-seca enquanto a desfia. Assim, a receita fica mais leve. Calorias por fatia: 310
FEIJOADA
Com certeza o mais popular e um dos favoritos dos brasileiros. Não há exatamente um modo específico de fazê-la, mas aqui vai uma das receitas com carnes mais comuns e sem muitas gorduras:
- 500 g de feijão-preto
- 400 g de carne-seca (charque) sem gordura cortada em pedaços
- 500 g de maminha cortada em pedaços
- 300 g de linguiça calabresa ou portuguesa cortada em rodelas
- 200 g de lombo defumado cortado em pedaços
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 5 dentes de alho picados
- 4 folhas de louro
- 2 cebolas grandes picadas
- Sal a gosto
Lave bem o feijão, transfira para uma tigela, cubra com água fria e deixe de molho na geladeira por, no mínimo, 12 horas. Em outra tigela, coloque a carne-seca, cubra com água fria e deixe de molho na geladeira pelo mesmo período. Escorra o feijão e a carne-seca. Numa panela grande, junte os ingredientes, exceto o feijão, e refogue, mexendo de vez quando, por 20 minutos. Junte o feijão, cubra com dois litros de água e deixe ferver em fogo alto. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe, acrescentando água quente aos poucos, à medida que for secando, por 1 hora e 30 minutos ou até o feijão ficar macio.
SOPA AFRICANA DE BATATA-DOCE COM AMENDOIM
Uma receita fácil de preparar, típica da Angola. É a junção de amendoim, batata doce e pimenta caiena. Surgiu quando a batata doce foi introduzida ao continente, teoricamente por Cristóvão Colombo. Possui alto teor calórico, sendo perfeita para sopas e cremes. É utilizado em quase toda a culinária do continente e um dos principais pratos do inverno.
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (chá) de gengibre fresco picado
- 1 1/2 colher (chá) de cominho em pó
- 1 1/2 colher (chá) de coentro em pó
- 1/2 colher (chá) de canela em pó
- 1 pitada de cravo em pó
- 3 tomates médios, picados
- 2 batatas-doces grandes, descascadas e picadas
- 1 cenoura, sem casca e picada
- 1 litro de água
- 1 colher (chá) de sal
- 4 colheres (sopa) (40 g) de amendoim sem sal, picado
- 1 pitada de pimenta-caiena
- 2 colheres (sopa) de pasta de amendoim cremosa
- 1 maço de coentro fresco picado
Esquente o óleo em uma panela grande em fogo médio. Refogue a cebola por 10 minutos ou até dourar. Adicione: Alho, gengibre, cominho, coentro, canela e cravo. Ao misturar tudo, acrescente tomate, batata doce e cenoura. Mexa os legumes por cerca de 5 minutos. Na panela com legumes, adicione água e sal. Espere até que a sopa esteja fervida. Abaixe o fogo e deixe cozinhando por 30 minutos. Retire a sopa do fogo. Bata a sopa junto ao amendoim até que fique um pouco cremosa. Adicione pimenta-caiena. Leve novamente a sopa ao fogo. Acrescente pasta de amendoim e misturar bem. Deixe-a esquentando. Cubra com coentro fresco.
QUIBEBE DE ABÓBORA
Um tipo de purê de abóbora delicioso que pode ser um acompanhamento perfeito para carnes. Anote os ingredientes!
- 2 kg de abóbora madura
- 1 colher de sopa de óleo
- 2 cebolas picadas
- Alho amassado
- Salsa picada a gosto
- Sal e pimenta – do – reino a gosto
Numa panela, doure o alho e a cebola picados. Adicione a abóbora, cortada em cubos, e refogue, mexendo às vezes até cozinhar. Acrescente o sal e a salsa. Reserve. Em outra panela, grelhe a berinjela no azeite. Quando esfriar, ponha em travessas separadas e sirva com o arroz cozido. Calorias por porção: 416