O fim de chegou e, com ele, as típicas e deliciosas festas cheias de comida, bebida e família reunida. Mas, se a gente não se cuidar, quem bate à porta no dia seguinte, é a famosa ressaca. Dor de cabeça, enjoo e indisposição são alguns dos sintomas.
De qualquer forma, é sempre bom lembrar que beber além da conta não é legal por vários motivos. Além de calórico (em cada 1 ml de álcool há 7 kcal), bebida alcóolica em excesso aumenta o risco de problemas no coração.
Confira dicas que ajudam a prevenir o estrago:
Coma!
Sem nada no estômago, o álcool entra mais rapidamente na corrente sanguínea. “A comida vai fazer com que a absorção seja mais lenta e gradual”, explica a nutricionista Carolina Mariano. O ideal é consumir alimentos ricos em gorduras boas, como peixes e castanhas. E nada de cortar carboidratos: eles também são importantes.
Azeite
A crença popular de que tomar uma colher (sopa) de azeite antes de beber dá uma forcinha no dia seguinte é verdadeira! É que o alimento tem gordura poli-insaturada, que também protege o estômago contra o álcool.
Sem colocar o pé na jaca
Não abuse das porcarias. Assim, você evita forçar ainda mais o organismo que, por causa do álcool, já vai estar sobrecarregado.
Beba bastante água
“O álcool causa uma intoxicação no organismo, exigindo um trabalho extra de todo o sistema digestivo. Uma boa hidratação é essencial para auxiliar na eliminação dessas toxinas”, diz. Force-se a tomar um copo d’água entre um drink e outro. Além de hidratar, a tática faz com que você beba menos ao longo da noite.
SUCO PREVENTIVO
Tome 2 copos uma hora antes de ingerir bebida alcoólica
Ingredientes
- 1 maçã sem casca
- ½ cenoura sem casca
- 1 talo de salsão
- Suco de 1 laranja
Modo de preparo
Pique todos os ingredientes e bata-os no liquidificador junto com o suco. Se quiser, substitua a laranja por água de coco.