O Festival do Rio 2024 está prestes a começar e a Première Brasil, uma das seções mais aguardadas do evento, revelou sua seleção de filmes. Esta seção destaca as produções mais recentes e inovadoras do cinema nacional, oferecendo uma visão abrangente das novas tendências e talentos do Brasil.
Entre os escolhidos, há dramas profundos, comédias envolventes, documentários impactantes e filmes experimentais que prometem surpreender o público. Cada filme foi selecionado para refletir a riqueza e a diversidade do cinema brasileiro contemporâneo.
Confira a lista completa:
Competição Longas de Ficção
- Baby, de Marcelo Caetano (SP)
- Betânia, de Marcelo Botta (SP)
- Enterre seus mortos, de Marco Dutra (SP)
- Kasa Branca, de Luciano Vidigal (RJ)
- Lispectorante, de Renata Pinheiro (PE)
- Malu, de Pedro Freire (RJ)
- Manas, de Marianna Brennand (RJ)
- Os Enforcados, de Fernando Coimbra (SP)
- O Silêncio das Ostras, de Marcos Pimentel (MG)
- Retrato de um certo oriente, de Marcelo Gomes (RJ)
- Serra das Almas, de Lírio Ferreira (PE)
Competição Longas Documentários
- 3 Obás de Xangô, de Sergio Machado (RJ)
- Alma negra, do quilombo ao baile, de Flavio Frederico (SP)
- Apocalipse nos trópicos, de Petra Costa (SP)
- A queda do céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha (SP)
- Mambembe, de Fabio Meira (GO)
- Quando vira a esquina, de Chris Alcazar (RJ)
- Salão de Baile, de Juru e Vitã (RJ)
Competição Novos Rumos Longas
- Ainda não é amanhã, de Milena Times (PE)
- A procura de Martina, de Márcia Faria (RJ)
- Avenida Beira-Mar, de Maju de Paiva e Bernardo Florim (RJ)
- Centro Ilusão, de Pedro Diógenes (CE)
- Continente, de Davi Pretto (RS)
- Incondicional: o mito da maternidade, de Patrícia Fróes (RJ)
- O deserto de Akin, de Bernard Lessa (ES)
- Paradeiros, de Rita Piffer (RJ)
Hors Concours
- A Vilã das Nove, de Teodoro Poppovic (RJ) – estreia mundial
- Câncer com ascendente em virgem, de Rosane Svartman (RJ)
- Filhos do Mangue, de Eliane Caffé (SP)
- Kopenawa, de Marco Altberg (RJ)
- Malês, de Antônio Pitanga (RJ)
- Os Afro-Sambas, o Brasil de Baden e Vinícius, de Emílio Domingos (RJ)
- Precisamos falar, de Pedro Waddington e Rebeca Diniz (RJ)
- Virgínia e Adelaide, de Jorge Furtado e Yasmin Thayná (RS)
Mostra Retratos
- Armando Costa: “Televisão pra mim não é bico”, de Victor Vasconcellos (RJ)
- Brizola, anotações para uma história, de Silvio Tendler (RJ)
- Carta a un viejo master, de Paz Encina (RJ)
- Janis, amores de carnaval, de Ana Isabel Cunha (SP)
- Moacyr Luz, o embaixador dessa cidade, de Tarsilla Alves (RJ)
- Noel Rosa, um espírito circulante, de Joana Nin (PR)
- O nascimento de H. Teixeira, de Roberta Canuto (RJ)
O Estado das Coisas
- Alarme silencioso, de Ricardo Favilla (RJ)
- Eu sou neta dos antigos, de Adriana Miranda (RJ)
- Flavors and Borders, de Claudia Calabi e Fernando Grostein (SP)
- Insubmissas, de Carol Benjamin, Tais Amordivino, Julia Katharine, Luh Maza e Ana do Carmo (RJ)
- Pele de Vidro, de Denise Zmekhol (SP)
- No céu da pátria nesse instante, de Sandra Kogut (RJ)
Midnight Movies
- Abraço de mãe, de Cristian Ponce (RJ)
- A Herança, de João Cândido Zacharias (RJ)
Première Latina
- Dormir de olhos abertos, de Nele Wohlatz (Brasil/Alemanha/Taiwan/Argentina)
Panorama do Cinema Mundial
- Transamazonia, Pia Marais (França/Alemanha/Suiça/Taiwan/Brasil)
Programação
- Premiere Brasil: a seção de filmes nacionais que apresenta as últimas produções do cinema brasileiro, incluindo estreias e obras de cineastas renomados e novos talentos.
- Mostra internacional: exibe filmes de diferentes partes do mundo, oferecendo uma perspectiva global sobre as tendências e inovações no cinema.
- Documentários e curtas-metragens: a seleção inclui documentários impactantes e curtas-metragens que abordam uma variedade de temas e estilos.
- Sessões especiais e retrospectivas: sessões dedicadas a cineastas importantes e a filmes que marcaram época.
Cada edição do Festival do Rio é marcada por sua capacidade de surpreender o público com descobertas e novidades. Filmes aguardados, estreias mundiais, e homenagens a grandes nomes do cinema são sempre parte da programação, criando um ambiente vibrante e emocionante.
O Festival do Rio desempenha um papel crucial na promoção do cinema brasileiro e internacional, oferecendo uma plataforma para a troca cultural e a valorização da arte cinematográfica. É um evento que não apenas celebra o cinema, mas também contribui para o desenvolvimento da indústria e a formação de novos públicos.
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