Você sabia que nossas unhas podem indicar problemas de saúde? Veja alguns exemplos na sequência!
MANCHAS BRANCAS
Esses machucados geralmente acontecem na manicure. As unhas ficam brancas e descolam na extremidade, apresentando um esbranquiçado também por baixo. É possível que seja um quadro de fungos, conhecido como onicomicose.
DEPRESSÕES E FUROS
Essa é comum, crônica e não contagiosa. Os sintomas desaparecem e reaparecem periodicamente. A causa ainda é desconhecida, mas pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética.
TONS BRANCO E AVERMELHADO
O branco perto da cutícula e o vermelho em direção à ponta da unha podem significar doenças nos rins. O problema também pode surgir após sessões de quimioterapia.
MANCHAS BRANCAS JUNTO ÀS CUTÍCULAS
A presença dessa característica nas dez unhas das mãos pode indicar diabetes, insuficiência cardíaca ou cirrose hepática.
TOM AMARELADO E TEXTURA ESPESSA
Unhas amareladas, com aumento da curvatura, espessamento e crescimento lento podem caracterizar doenças no pulmão e no intestino.
MANCHAS AMARRONZADAS
Pode indicar tanto condições benignas, como uma micose, quanto um melanoma (um tipo de câncer de pele). O problema tende a surgir na forma de faixas da cor marrom. O melanoma é motivo de suspeita quando as faixas apresentam diferentes tonalidades e espessuras.
UNHAS FRACAS E QUEBRADIÇAS
Ao lado da palidez, do cansaço e da queda de cabelo, essa característica das unhas pode indicar deficiência de ferro no organismo, a chamada anemia. O afinamento e o enfraquecimento das unhas também podem apontar alterações na tireoide (hipertireoidismo).