O carnaval é, para muitos, a melhor época do ano, mas requer alguns cuidados. Nos blocos, os foliões abusam da exposição ao sol sem fotoprotetor, das bebidas alcoólicas, da alimentação gordurosa, da maquiagem carregada, dentre outros exageros que podem causar arrependimento nos meses posteriores, pois comprometem a saúde e beleza da pele.
Por isso, para que não haja sustos depois da festa, conversamos com a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e separamos algumas dicas. Confira:
ALIMENTAÇÃO
Frutas, verduras e legumes são bem-vindos, principalmente os que fornecem nutrientes à pele, com propriedades antioxidantes, como a cenoura e a alface, por exemplo. “Invista nas folhas verde escuras, no tomate e no gengibre, que é anti-inflamatório. Uma boa fruta é o melão, pela propriedade imunológica e o do tipo cantalupe por ser fitoestrogênio natural”, conta a dermatologista.
Portanto, refeições leves, sem exageros calóricos. As frutas são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais, além do elevado teor de água, como pera, uva e melancia. A recomendação geral é não consumir alimentos de procedência desconhecida, principalmente os vendidos em barracas de rua.
BEBIDAS
Não se engane, cerveja não hidrata ninguém; pelo contrário, se ingerida em excesso, pode gerar desidratação. “Bebidas como cerveja, vodca e outros destilados ajudam a desidratar, portanto se consumir essas bebidas, não se esqueça da água logo em seguida. Uma boa dica para hidratação é a ingestão de água de coco, isotônicos ou sucos naturais — no caso das frutas cítricas, cuidado para não se expor ao sol e causar manchas”, recomenda.
Além disso, não se esqueça: nunca tome bebidas alcoólicas em jejum. Evite as destiladas, não misture tipos diferentes e tome cuidado com os exageros.
SOL
O horário para um bronzeamento saudável é até as 10h e depois das 16h. Fora isso, é imprescindível proteger-se, aplicando a cada duas horas uma camada adequada de protetor solar e hidratar-se com muita água. Caso queira fazer exercícios, é recomendável fazê-los bem cedo, ou no final do dia.
A escolha do filtro solar é primordial, com no mínimo FPS 30 e que contém ativos bloqueadores como dióxido de titânio e óxido de zinco. O mais importante é a reaplicação a cada duas horas ou sempre que transpirar muito ou tomar banho de mar ou piscina. Além disso, não deixe de passar o filtro solar também em dias nublados.
ÓCULOS DE SOL
Não se esqueça de usá-los constantemente, porque o excesso de claridade pode causar danos à córnea (inflamação). Além disso, a claridade dos raios solares nos obriga a contrair os músculos ao redor dos olhos, o que pode demarcar linhas de expressão.
Os óculos também protegem a área dos olhos e as pálpebras do contato com os raios UV, que podem provocar bolsas, flacidez e até câncer nessa região de difícil aplicação do fotoprotetor.
SONO
É de fundamental importância. O ideal é que se tenha, pelo menos, seis horas seguidas de bom sono, diariamente. “Para ajudar ainda mais a manter a saúde e beleza da pele, use cremes antioxidantes noturnos e que contenham Overnight Repair, um ingrediente que estimula a reparação e regeneração das células que acontece no período noturno”, explica a médica. Além disso, mantenha o seu quarto fresco, escuro e confortável.
CABELOS
Lembre-se que couro cabeludo também queima. Portanto, use produtos específicos para proteção solar para os cabelos e use um chapéu ou um boné. Na praia ou piscina, leve uma garrafinha com água mineral e molhe sempre os cabelos depois de mergulhar.
“Desta forma, você estará evitando o acúmulo de cloro ou areia nos cabelos. Se não for possível, use um xampu específico para equilíbrio dos cabelos na hora do banho. Durante o banho de sol, não se esqueça do leave-in para não ressecar os fios”, sugere.
CORPO
Tome muita água, mais do que os dois litros recomendados por dia, porque a transpiração é excessiva nesta época. Use roupas leves, de algodão e de preferência que contenham proteção solar; evite tecidos sintéticos. Na hora do banho, prefira a água de morna a fria, para não ressecar a pele e evite usar desodorante com alto poder antiperspirante, para não gerar inflamação.
DEPILAÇÃO
Procure fazer a depilação com antecedência, para evitar inflamações. Nunca deixe para depilar com lâmina antes de ir para o sol, porque podem surgir ferimentos que ficam mais irritados ainda com o contato com o cloro ou a água do mar e areia. Depois, não se esqueça de aplicar filtro solar na região.