Um incêndio de grande proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris (FR), na tarde desta segunda-feira (15). De acordo com um porta-voz da catedral, as chamas teriam surgido por volta das 17h50 (12h30 no horário de Brasília).
Segundo informações do jornal francês Le Figaro, o incêndio começou justamente enquanto o monumento passava por uma restauração. A catedral, construída entre 1163 e 1245, ainda não teve as chamas controladas pelos bombeiros.
Anne Hidalgo, prefeita de Paris, lamentou a catástrofe nas redes sociais, e instruiu turistas e cidadãos franceses a manterem distância do local para se manterem em segurança.
“Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local em vinculação com a Diocese de Paris. Convido todos a respeitar os limites de segurança”, advertiu ela em seu Twitter.
O vice-prefeito da cidade francesa, Emmanuel Grégoire, também usou suas redes sociais para compartilhar uma mensagem de alerta.
“Incêndio importante em curso na Notre Dames, é preciso manter a distância e retirar as pessoas da área para deixar passar os bombeiros e socorristas”, escreveu.
O presidente da França, Emmanuel Macron, declarou em frente à Catedral de Notre Dame que reconstruirá todo o monumento.