Para comer com saúde, não basta conhecer os nutrientes dos alimentos. É preciso saber comprá-los. Escolhendo bem, você leva à mesa porções saudáveis e ainda economiza dinheiro, já que evita o desperdício. Vem aprender os macetes.
Frutas, legumes e verduras
Produtos naturais estragam com o tempo e a manipulação, por isso, ao chegar em casa, lave-os bem. Eles não devem apresentar manchas, partes ou casca amolecidas, cor alterada, folhas e talos murchos. Prefira os alimentos da safra, que são mais suculentos e mais baratos.
Produtos embalados
Busque embalagens sem rasgos, estufados, ferrugens ou amassados. O alimento não deve ter cor, consistência ou cheiro alterados.
INGREDIENTES SEMPRE FRESCOS
Carnes de boi e porco
Devem ser firmes, brilhantes, de cheiro agradável e gordura branca. Procure pelo selo de garantia do Serviço de Inspeção Federal (SIF). No caso de carne moída, prefira moê-la na hora.
Frango
A cor da pele varia do branco ao amarelo, é brilhante e consistente.
Ovos
Têm a casca limpa, pouco porosa e sem rachaduras. Para saber se o ovo está velho, coloque-o numa vasilha com água. Se flutuar, descarte-o. Não use o ovo se a clara ou a gema grudarem na casca.
Peixes e camarão
Quando frescos, têm olhos arredondados, guelras vermelhas, odor suave, escamas firmes, pele brilhante e nadadeira úmida e flexível. O camarão deve ter a cabeça presa ao corpo, o olho brilhante e o cheiro agradável. Devem estar sempre acondicionados em lâminas de gelo e em geladeiras.
Embutidos
Salsicha e linguiça não podem ter bolhas de ar ou soltar líquido. Observe se o salame não está escuro ou endurecido. Conserve-os em embalagens plásticas.