Roupa íntima sempre foi um tema ligado a sensualidade, corpos exuberantes, jovialidade. Mas para Helena Schargel, uma mulher que se considera a frente de seu tempo, esse conceito vai além. Isso porque, no auge de seus 79 anos, ela criou uma coleção de roupas íntimas focada nas mulheres que estão na 3ª idade.
“A lingerie foi um caminho para mostrar que elas têm uma vida a ser vivida e não precisam ficar só na aposentadoria”, conta a criadora da marca ‘Cápsula 60+’ para AnaMaria Digital. “Elas devem valorizar a beleza e sensualidade que ainda possuem.”
COMO SURGIU?
Helena trabalhou durante 45 anos com moda, desenvolvendo diversas linhas e peças. Aposentada há dois anos, ela sentiu a necessidade de voltar a atividade profissional com a ideia que transformou sua vida. E tudo começou após participar de uma palestra para pessoas com mais de 50 anos.
“Lá perguntaram-me se eu tinha algum projeto. Respondi imediatamente: ‘Sim, tenho. Uma coleção de lingerie 60+’, mas na verdade, eu não tinha ideia nenhuma. Ali mesmo, fomos todos tomar um café e aí me perguntaram onde poderiam comprar. Apenas pedi para darem um tempo que logo iriam encontrar. Naquele dia eu não dormi”, revela.
Animada, a estilista teve diversas ideias e, por fim, acabou desenvolvendo uma linha em parceria com Myriam Recco.
ESTRELA DAS FOTOS
O projeto, contudo, tinha uma condição: ela seria a estrela das fotos de divulgação da ‘Cápsula 60+’. O intuito, inclusive, era que as imagens não passassem por edição. Afinal, seria uma nova maneira de demonstrar todo o seu objetivo.
“Essa não é uma coleção como as outras. Ela tem algo mais. Cada peça tem um projeto de vida, tem uma força quando eu visto e fotografo. É como dizer: ‘Você também pode fazer qualquer coisa’”, ressalta a estilista e modelo.
BEM VISÍVEIS
Helena ressalta ainda que a coleção recebeu um retorno bastante positivo, pois muitas mulheres a confessaram terem sentido mais confiança ao ver que existe algo pensado para o público feminino que está na terceira idade. “Eu quis tirar elas da invisibilidade, pois nunca foi pensado em coleções para acima dos 60, esqueceram essa mulher.”
Para ela, todo mundo pode se reinventar. “Não é um privilégio meu. É só ter um pouquinho de coragem.”
A estilista conta que já teve novas ideias focadas neste público, mas evitou dar mais detalhes para AnaMaria. “Não posso citar nada ainda”, explicou.
Helena Schargel é estrela da coleção ‘Cápsula 60+’ (FOTO: Divulgação)
Helena Schargel é estrela da coleção ‘Cápsula 60+’ (FOTO: Divulgação)
[[iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/OxDABgDZjdU” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen]][[/iframe]]