A Tupperware vai falir, segundo a agência de notícias norte-americana Bloomberg News. A reportagem do veículo aponta que a marca de potes herméticos está se preparando para o pedido de falência ainda nesta semana, após anos de tentativas de recuperação.
O problema virou uma bola de neve para a empresa: a crise na empresa voltou à tona após a queda acumulada na bolsa de valores gerar as notícias de falência da Tupperware. Essas notícias, que por sua vez, resultaram em novas baixas.
Em 8 de janeiro de 2021, as ações da marca valiam US$ 37,29, em meio a alta de vendas durante a pandemia da covid-19. Na tarde desta segunda-feira (16), a negociação na bolsa de valores de Nova Iorque a US$ 0,51, uma queda de 96,75%.
O tamanho do problema para a Tupperware
De acordo com a Bloomberg, a empresa contratou consultores jurídicos e financeiros enquanto se prepara para entrar com proteção judicial. A Tupperware já abriu negociações com seus credores para gerenciar os mais de US$ 700 milhões (R$ 3,8 bi) em dívidas.
Em 2024, os credores concordaram em aumentar o prazo para o pagamento dos empréstimos. No entanto, a falha no projeto de recuperação acendeu um sinal de alerta. Isso significa que os planos de negociação ainda não são definitivos e podem mudar. Ou seja, a Tupperware pode falir.
Em 2023, a empresa contabilizou uma receita anual de US$ 1,3 bilhão (R$ 6,7 bilhões). O valor parece alto, mas representa quase metade do acumulado há uma década: US$ 2,7 bilhões (R$ 14,7 bi). Na época, o prejuízo anunciado ficou de US$ 14 milhões (R$ 73 milhões).
A Tupperware vai falir?
Com a crise, a marca de potes herméticos e outros produtos para o lar, planejou demissão em massa. Ainda segundo o veículo, em junho de 2023, a Tupperware planejou o fechamento da única fábrica nos Estados Unidos, gerando a demissão de quase 150 funcionários.
Assim como outros membros do conselho, o CEO Miguel Fernandez foi substituído. Laurie Ann Goldman foi nomeada para o cargo. Na época, a possibilidade de falência da Tupperware também foi de conhecimento público.
O especialista Neil Saunders, da GlobalData, avaliou a crise à AFP: “A Tupperware está sendo afetada por uma série de forças que incluem uma forte diminuição na quantidade de vendedores, um retrocesso dos consumidores nos produtos para o lar e uma marca que ainda não se conecta totalmente com os consumidores mais jovens”.
A Tupperware foi fundada pelo químico estadunidense Earl Tupper em 1946. A empresa chegou ao Brasil 30 anos depois, em 1976. A possível falência assusta os consumidores, que temem perder acesso aos produtos que já estão a venda no país há quase 50 anos.