A Netflix decidiu, após dois anos de críticas, retirar a cena que mostra, de forma explícita, Hanna Backer (Katherine Langfordse) tirando a própria vida na série ‘13 Reasons Why’.
A plataforma de streaming usou as redes sociais, nesta terça-feira (16), para anunciar a decisão. “Nós ouvimos de muitos jovens que a trama os encorajou a falar sobre assuntos difíceis como depressão e suicídio e a procurarem ajuda, muitas vezes pela primeira vez”, iniciou.
“Estivemos conscientes do debate acerca da série. Seguindo o conselho de especialistas em saúde, incluindo a Dra. Christine Moutier, presidente da Fundação Americana para Prevenção do Suicídio, decidimos, junto com o criador Brian Yorkey e os produtores, editar a cena em que Hannah tira a própria vida na primeira temporada”, completou.
A cena que gerou tamanho debate, tinha a duração de três minutos e aparecia no meio do último episódio. Nela, Hanna entrava em uma banheira e, de forma explícita, cortava os pulsos até morrer e, em seguida, mostrava os pais a encontrando morta. A mudança já foi feita em todos os sites da Netflix.
AUMENTO DE SUICÍDIOS
Segundo um estudo do ‘National Institutes of Healt’, divulgado em abril deste ano, houve o aumento de 28,9% de casos de suicídio entre os jovens de 10 e 17 anos, logo após “13 Reasons Why” ser lançado na plataforma.
O QUE MUDOU
A cena mostra, agora, a personagem se olhando profundamente no espelho e corta para a reação de seus pais a encontrando sem vida.
PROCURE AJUDA
Se você ou alguém que você conhece está passando por dificuldades emocionais ou considerando o suicídio, não hesite em procurar ajuda. Ligue para o Centro de Valorização da Vida’ (CVV) pelo número 188.