O presidente Jair Bolsonaro criticou a Noruega e disse que país caça baleias. A declaração foi dada nesta quinta-feira (15) após um evento militar.
O político ainda declarou que o país explora petróleo: “A Noruega não é aquela que mata baleia lá em cima, no Polo Norte, não? Que explora petróleo também lá? Não tem nada a oferecer para nós. Pega a grana e a ajuda a Angela Merkel a reflorestar a Alemanha.”
Completando o discurso, ele afirmou que a culpa do Brasil ter ficado com a imagem suja é das potências. “Elas não estão de olho na floresta amazônica, querem a sua soberania e a sua riqueza. Isso eu falo na Câmara dos Deputados desde 1991. Nós, na floresta amazônica, temos coisas que o resto do mundo não tem mais”, disse o político.
O presidente ainda relembrou da vez que foi à reunião do G20, que aconteceu na cidade de Osaka, no Japão. “Não tem prazer maior que você chegar na reunião do G20, representando o seu país sem dever nada para ninguém”, revelou.
O ministro norueguês do Clima e Meio Ambiente, Ola Elvestuen, anunciou nesta quinta-feira a suspensão do repasse de R$ 133 milhões ao Fundo Amazônia. A nação seguiu a decisão da Alemanha que informou, no último sábado (10), que suspenderá parte do financiamento à proteção do ambiente brasileiro.