O Brasil oficializou sua candidatura ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional com a escolha de ‘Ainda Estou Aqui‘, dirigido por Walter Salles. O anúncio foi realizado na última segunda-feira (23) pela Academia Brasileira de Cinema, que destacou a seleção unânime do longa-metragem pela Comissão de Seleção.
Pouco tempo após o comunicado oficial, a produção ganhou uma data de estreia no Brasil. O filme chega nos cinemas nacionais em 7 de novembro.
Antes de estrear oficialmente nos cinemas brasileiros, ‘Ainda Estou Aqui‘ será exibido na 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A data ainda será anunciada. A expectativa em torno da exibição na mostra é alta, dado o sucesso internacional do filme.
Rumo ao Oscar 2025
A trajetória do filme começou no Festival de Veneza, onde ‘Ainda Estou Aqui‘ emocionou o público e recebeu uma ovação em sua sessão de gala. A atuação dos protagonistas Fernanda Torres e Selton Mello foi amplamente elogiada, e o filme conquistou o prêmio de Melhor Roteiro, assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorena.
A competição pela indicação brasileira ao Oscar incluiu outros cinco títulos: ‘Cidade Campo’, de Juliana Rojas, ‘Levante’, de Lillah Halla, ‘Motel Destino’, de Karim Aïnouz, ‘Saudade Fez Morada Aqui Dentro’, de Haroldo Borges e ‘Sem Coração’, de Nara Normande e Tião.
‘Ainda Estou Aqui‘, porém, ganhou destaque pela profundidade e relevância histórica. Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o longa narra a comovente história da família Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. A trama se desenvolve a partir de um trágico evento durante a ditadura militar que transforma radicalmente suas vidas.
Fernanda Torres: a chance de uma “reparação” histórica e a esperança de um Oscar brasileiro
Interpretada por Fernanda Torres, Eunice é forçada a reconstruir a própria vida e a de seus filhos após a prisão e desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, vivido por Selton Mello. Em uma pequena participação especial, Fernanda Montenegro também aparece como Eunice em sua fase mais madura.
A lista dos dez pré-selecionados para a categoria de Melhor Filme Internacional será divulgada em 17 de dezembro, enquanto os finalistas serão anunciados um mês depois, em 17 de janeiro.
Veja o teaser de ‘Ainda Estou Aqui’:
Leia também:
“Coringa: Delírio a Dois” é destaque no Festival de Veneza de 2024
30 anos de Friends: as lições que aprendemos com os seis amigos