A Ancine (Agência Nacional do Cinema) negou um pedido de R$ 1 milhão de recursos públicos para o filme ‘Marighella‘, dirigido por Wagner Moura, e produzido pela O2.
O pedido foi vetado porque os recursos pelos quais a produtora O2 pede reembolso são parte da receita já aprovada para o projeto. De acordo com o órgão, a produtora não pode ser ressarcida com recurso público.
Além disso, a O2 precisará lidar também com problemas de distribuição. Wagner Moura já revelou em entrevista que tinha certo receio de voltar ao Brasil para divulgar o filme.
Durante o Festival de Berlim, o diretor fez uma provocação ao atual presidente do país: “Nosso filme é maior do que Bolsonaro. Não é uma resposta a ele, mas obviamente esse é um filme, provavelmente um dos primeiros culturais da arte brasileira, que está em contraste com o grupo que está no poder no Brasil”, declarou Moura.
DECRETO
Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que transfere o Conselho Superior do Cinema, responsável pela política nacional de audiovisual e complementar a Ancine, do Ministério da Cidadania para a Casa Civil.
Bolsonaro ainda declarou que é necessário fiscalizar os recursos públicos que são distribuídos para a indústria cinematográfica. “Osmar Terra (ministro da Cidadania) e eu nos acertamos. Não posso admitir que, com dinheiro público, se façam filmes como o da Bruna Surfistinha. Não dá.”
Vale ressaltar que o presidente também anunciou a suspensão de um edital com séries de temas LGBT para TVs públicas. A informação foi publicada no Diário Oficial na quarta-feira (21).
O edital em questão havia selecionado produções para TV pública sobre diversidade de gênero e sexualidade. A portaria assinada por Osmar Terra, ministro da Cidadania, suspende o edital por 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 180.
De acordo com o MPF, se confirmadas as informações de censura, o caso pode configurar uma violação das regras de editais e discriminação, o que é proibido pela Constituição Federal.
[[iframe width=”770″ height=”400″ src=”https://www.youtube.com/embed/MzoF4Tfmn2c” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen]][[/iframe]]