Salmão, algas, gengibre… Além de saborosa, a gastronomia japonesa faz um bem danado à saúde, graças aos poderosos nutrientes que compõem os seus principais ingredientes.
De quebra, os pratos costumam ser pouco calóricos e, portanto, são grandes aliados da dieta: “Cada vez mais, a comida japonesa toma conta da rotina alimentar dos brasileiros. À base de preparações leves feitas com alimentos frescos, suas receitas são a cara do nosso país tropical, por isso podem fazer parte do dia a dia de quem busca aprimorar o cardápio com ingredientes que nutrem e satisfazem”, afirma a nutricionista Caroline Codonho.
Mas atenção: para garantir seus benefícios e não disparar o ponteiro da balança, o melhor é escolher as preparações cozidas ou assadas, como o guioza cozido ou o salmão grelhado.
Evite as frituras, que também são muito comuns na culinária ocidental, e os acompanhamentos repletos de calorias, como o temaki com cream cheese ou maionese, por exemplo. Versões simples e naturais são as ideais, reforça a nutricionista Nathália Gazarra.
COMO MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?
Prefira os alimentos crus, cozidos ou assados. Tenha moderação nos pratos com arroz (gohan), pois eles normalmente contêm açúcar na preparação. E evite as comidas fritas.
CUIDADO COM O MOLHO
O shoyu é muito utilizado na cozinha oriental e, apesar de dar um sabor mais acentuado aos pratos, possui grande quantidade de sódio – o que pode acarretar a hipertensão, por exemplo. Uma dica é substituir o molho tradicional pela versão light. Diluir o shoyu em 1 colher (sopa) de limão também é uma boa alternativa para consumir menos sódio.
SAÚDE PARA TODOS OS GOSTOS
Os pratos frios são a cara da culinária japonesa, mas o cardápio nem de longe fica restrito ao sushi e ao sashimi.
Quem prefere opções quentes também pode fazer escolhas saudáveis, como o tradicional missoshiro (sopa de soja), os domburis (as receitas trazem variações com arroz, legumes, carne e frango), peixe grelhado com legumes refogados, além do clássico yakissoba.
“A receita de macarrão oriental com carne, frango e legumes ao molho de soja é uma refeição que traz diferentes grupos de alimentos, todos importantes para um prato completo e equilibrado: tem massa, proteína animal e vegetal, e legumes. Para uma das refeições diárias, é um opção perfeita”, garante a nutricionista Giovanna Arcuri.
OS INGREDIENTES E SEUS BENEFÍCIOS
Cogumelo
Com propriedades antioxidantes, contém proteína, zinco e vitamina B12. É pouco calórico e reforça a imunidade. Coma à vontade, desde que modere nos molhos que o acompanham.
Chá-verde
É digestivo e possui alta taxa de catequinas, que ajudam a eliminar as toxinas do corpo.
Pepino
É um vegetal que tem em sua composição 95% de água – o que o torna um poderoso diurético. Para melhorar, ajuda a emagrecer, pois é pobre em calorias e dá sensação de saciedade.
Peixes
Truta, salmão e atum são aliados do coração e do cérebro, porque têm ômega 3, que protege o sistema cardiovascular e cerebral, reduzindo o risco de AVC, infarto, derrame e mal de Alzheimer, além de turbinar a memória.
Gengibre e wasabi
Eles têm ação anti-inflamatória e favorecem a digestão. Para quem quer emagrecer também são ótimos aliados, pois ajudam a acelerar a queima de gordura.
Algas
São fontes de fibras que também proporcionam a sensação de estômago cheio. Suas vitaminas e minerais aceleram o metabolismo, auxiliando na perda de peso.
Tofu
Fonte de proteína, magnésio, zinco, cobre e vitamina B1. Previne doenças cardíacas, câncer de mama e de próstata e também combate o envelhecimento precoce. As isoflavonas contidas na soja equilibram as taxas de estrógeno, amenizando os sintomas da menopausa.