Jair Bolsonaro aceitou bem o início da dieta cremosa iniciada na noite de sábado (14), quando recebeu uma sopa de mandioquinha. O presidente se recupera há sete dias de uma cirurgia realizada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP).
De acordo com o boletim médico oficial, Bolsonaro tomou café da manhã, com chá gelatina e creme de frutas neste domingo (15). Antes disso, ele se alimentava apenas de dieta líquida desde sexta-feira (13).
A intenção dos médicos é que ocorra uma redução do volume da alimentação parenteral (recebida na veia). O presidente continua tendo melhora progressiva nas funções intestinais.
“O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, continua apresentando melhora clínica progressiva. Permanece sem dor, afebril e com melhora dos movimentos intestinais. Mantida a dieta cremosa com boa aceitação e, hoje, daremos início a redução do volume da alimentação parenteral (endovenosa). Persiste com fisioterapia respiratória e motora, caminhando frequentemente pelo corredor. As visitas seguem restritas”, diz o boletim divulgado neste domingo.
Segundo o porta-voz da presidência, Otávio Rêgo Barros, os exames do presidente estão normais e, assim que ele tiver a dieta baseada apenas em alimentos, poderá ter alta médica.
EM RECUPERAÇÃO
Esta foi a quarta operação desde a facada sofrida por ele durante a campanha eleitoral de 2018. Desta vez, o objetivo era corrigir uma hérnia (saliência de tecido) surgida no local das intervenções anteriores.
O vice-presidente Hamilton Mourão ocupa o cargo de presidente da República de forma interina desde domingo (8).