O Youtuber Felipe Neto foi indicado pelo deputado Mário Heringer (PDT-MG) para receber uma medalha na Câmara dos Deputados. Ele será o primeiro influenciador brasileiro a ser homenageado com o ato.
A indicação aconteceu devido a ação de coragem do jovem, que foi contra a censura do quadrinho da Marvel, promovida pelo prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Marcelo Crivella, na Bienal do Livro.
Segundo as informações divulgadas pela revista Exame, o parlamentar acredita que a compra e distribuição gratuita de 14 mil exemplares do livro proibido realizada pelo empresário, caracteriza um ato de coragem que merece reconhecimento.
“Ação de coragem e posição de liderança num cenário conturbado e marcado por tentativa de calar a diversidade com base em censura deve ser reconhecida e aplaudida” afirmou.
Ainda sobre a cerimônia, que está planejada para acontecer no dia 20 de novembro, no Palácio Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), o deputado destacou a liderança promovida pelo carioca.
“Seu imediato senso de justiça lhe fez agir em prol da democracia, do direito de ter direitos. Colocou-se na mira de preconceitos irracionais, ditos nacionalistas e defensores do bom costume que só sabem espalhar o medo e o ódio. Entretanto, não o fez parar a luta pelo bem maior: a garantia de dias melhores e mais justos a todos”, completou.
A equipe de assessoria do influenciador emitiu um comunicado com o pronunciamento do youtuber sobre a condecoração: “Ser agraciado com a medalha mais importante do poder legislativo é uma honra e uma alegria indescritíveis. Isso me ajuda a reunir mais forças e a ter cada vez mais certeza de que estou no caminho certo. No caminho da luta pelo amor, pela união e pela diversidade e liberdade de expressão”, disse.
O carioca finalizou: “Não é a política que está contra mim. São justamente alguns grupos reacionários e extremistas que não representam a classe política do país em sua totalidade que vêm me ameaçando e me atacando com mentiras descabidas, no intuito de destruir a minha imagem”, concluiu.
Felipe usou suas redes sociais na tarde desta sexta-feira (20) para compartilhar a notícia com os seguidores. Ele ainda aproveitou para agradecer o apoio do público na noite da manifestação: “Fui informado hoje dessa imensa honra. Eu divido essa medalha com cada um que compareceu à Bienal e ajudou a mandar esse recado contra a censura. Também a divido com Alessandra Ruiz e Everson Chaves, heróis que mobilizaram TUDO! E também à organização da Bienal”, escreveu.