Sonia Abrão publicou um alerta em seu Instagram na manhã desta segunda-feira (23) em seu Instagram. Tudo porque sua mãe, Cecília, sofreu um acidente doméstico e precisou ser internada.
A apresentadora do ‘A Tarde é Sua’, exibido pela RedeTV!, anunciou que a idosa havia tropeçado em um tapete e acabou sofrendo uma queda, que resultou em uma fratura no braço e no nariz, além de hematomas na testa e pontos de sangramento no cérebro.
Hospitalizada em São Paulo (SP), Cecília precisará realizar uma cirurgia por conta da lesão no braço.
Com esse episódio, surge a necessidade de se atentar a segurança do idoso em sua própria residência, uma vez que 75% das lesões sofridas por essa faixa etária ocorrem dentro de casa, de acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, esses acidentes acontecem principalmente por conta de tropeções em objetos como tapetes, fios e até mesmo o próprio carpete, como no caso da mãe de Sonia. De acordo com o geriatra Natan Chehter, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (SP), essas quedas também são comuns quando os idosos usam algum apoio, como bancos e até mesmo vasos sanitários para realizar atividades em andares mais altos, como prateleiras e armários.
O QUE FAZER?
Assim como Sonia e seus irmão fizeram, a principal recomendação de Natan é que o acidentado seja levado imediatamente a um pronto-socorro, principalmente se houver alguma batida na cabeça.
“Nestes casos, também é indicada uma tomografia craniana. Outros tipos de lesões também devem ser avaliadas por conta do risco de fraturas. No entanto, mesmo que não haja nenhum dano aparente, é imprescindível que o idoso seja levado a um hospital para as avaliações necessárias”, afirma.
PRECAUÇÕES
Natan explica que acidentes domésticos podem ser evitados com a retirada de objetos como fios, tapetes e até mesmo carpetes que possam contribuir para quedas.
Ele também ressalta a importância de se optar por pisos pouco escorregadios, além da instalação de corrimãos em lugares estratégicos, como escadas, banheiros e corredores.
“Também é importante ter bastante paciência e explicar para os idosos a importância destas medidas. Muitas vezes, eles já estão acostumados com o estilo de vida que levam, mas é imprescindível que também de adequem à medidas de segurança”, diz.