Luiz Inácio Lula da Silva foi anunciado como um dos concorrentes do Prêmio Jabuti 2019. A lista foi divulgada pela premiação na última quinta-feira (03).
Lula compete ao Prêmio com seu livro ‘A Verdade Vencerá: O povo sabe por que me condenam’, das editoras Boitempo e El Viejo Topo. A categoria escolhida pela comissão é ‘Inovação – Livro Brasileiro Publicado no Exterior’.
As outras obras que também estão na disputa são ‘A Resistência’, de Julián Fuks; ‘Brasil: Uma Biografia’, escrito por Lilian Moritz Schwarcs e Heloisa Murgel Starling; ‘Gente de cor, cor de gente’, criado por Mauricio Negro.
Além desses, também estão ‘Meu Pé de Laranja Lima’, de José Mauro de Vasconcelos; e Meia-noite e vinte, autorado por Daniel Galera.
CRÍTICAS
Recentemente, ele fez duras críticas a Jair Bolsonaro durante uma entrevista a Juca Kfouri e José Trajano, veiculada no portal UOL.
Lula afirmou que, o resultado de suas ausência nas últimas duas eleições foi “o país parar essa coisa chamada Bolsonaro”, e ainda falou sobre a facada que o ex-militar levou.
“Sinceramente, aquela facada tem uma coisa muito estranha, uma facada que não aparece sangue, que o cara é protegido pelos seguranças do Bolsonaro”, disse.