Justo no dia de seu aniversário, quinta-feira (10), Miguel Falabella compartilhou um clique em suas redes sociais avisando que estava internado. De acordo com a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, o motivo foi uma celulite infecciosa.
Em cartaz em São Paulo (SP) com a peça “A mentira”, o ator precisou se ausentar dos palcos e deverá voltar ao trabalho na próxima semana.
Para entender melhor sobre esta infecção e as complicações, AnaMaria Digital conversou com o dermatologista Caio Lamunier, do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC-FMUSP), que explicou que a infecção, desconhecida por muitos,é uma inflamação das células de gordura e pode acontecer em qualquer parte do corpo. “É mais comum que ocorra nos membros inferiores. Nas pernas, o inchaço favorece a penetração das bactérias, que causa a celulite”, explica.
SINTOMAS
É necessário ficar atento! Caso você note que a sua pele está avermelhada, inchada, dolorida e quente, é possível que esteja com uma infecção e que pode ser a celulite. Para desvendar, é necessário ir ao médico o mais rápido possível. Na maioria das vezes, apenas uma avaliação clínica já desvenda a causa.
“Ela pode causar sinais de gravidade. Se não for tratada de maneira correta e eficaz, pode cair na circulação sanguínea e, então, se torna extremamente grave e traz diversas complicações”.
Entre os problemas, pode acontecer septicemia (infecção generalizada do sangue), o que costuma levar o paciente a morte quando não tratado a tempo.
É NECESSÁRIO FICAR INTERNADO?
O tratamento é feito com antibiótico e pode ser tanto oral, quanto na veia -vai depender do grau de gravidade e necessidade.
No caso do artista, o especialista acredita que a internação foi necessária para uma resposta mais rápida do tratamento, pois tomar a medicação na veia torna a resposta do organismo mais ágil.
Além disso, se o paciente for sedentário e tiver um histórico de doenças, é melhor que ele fique internado para ter um maior cuidado e acompanhamento da equipe médica.
É CONTAGIOSO?
Não! Lamunier explica que dificilmente uma pessoa com celulite infecciosa vai transmitir para uma outra pessoa. Para que isso ocorra, o receptor precisa ter algum problema na pele, como uma ferida, por exemplo.
COMO SE PREVENIR
Para evitar a celulite infecciosa, é preciso manter a pele sempre saudável. “Se você tem uma pele inchada, trate-a com remédios ou com compressões. Se tem ferida, mesma coisa. Assim, você evita o risco de infecção. Caso não tenha nada, a hidratação é uma ótima alternativa”.
Por mais que a palavra “celulite” seja comum aos nossos ouvidos, o dermatologista garante que elas não são a mesma coisa, já que a que aparece na região do bumbum não possui gravidade além da aparência estética. Já a celulite infecciosa é uma doença de pele grave, que precisa ser tratada de maneira correta para evitar as complicações.