No corre-corre do dia a dia, somos bombardeados por inúmeras vozes: aplicativos, redes sociais, televisão, amigos, familiares, todos tentando nos dizer como devemos viver, agir, ou o que pensar. Quantas vezes já ouvimos conselhos valiosos, mas que no meio de uma rotina cheia de compromissos, acabaramficando de lado ou esquecidos por completo? Ouvir é fácil, mas escutar de verdade, absorver e colocar em prática, pode ser um grande desafio.
Ouvir, escutar e dar ouvidos: qual a diferença?
Ouvir, escutar e dar ouvidos podem parecer a mesma coisa, mas não são. Ouvir é simplesmente um processo mecânico: alguém fala e, se você tem o sentido da audição funcionando, o som chega aos seus ouvidos e é interpretado pelo cérebro. Escutar já exige mais atenção, é o ato de realmente tentar entender o que está sendo dito. Porém, dar ouvidos vai além: é ouvir, é escutar, mas é também procurar agir de acordo com o que foi falado.
Agora, pense comigo: quantas vezes recebemos a Palavra de Deus em pregações, textos, testemunhos, ou principalmente lendo a Bíblia, mas não damos ouvidos a ela? Pode até haver uma comoção momentânea, mas com o passar do tempo, nada muda em nossos pensamentos e atitudes. É exatamente sobre isso que Tiago nos alerta:
“Sede praticantes da Palavra e não simplesmente ouvintes, iludindo a vós mesmos. Porquanto, se alguém é ouvinte da Palavra e não praticante, é semelhante a um homem que contempla o próprio rosto no espelho; e, depois de admirar a si mesmo, sai e logo se esquece da sua aparência. Porém, a pessoa que observa atentamente a lei perfeita, a lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas praticante zeloso, será muito feliz em tudo o que empreender.” (Tiago 1:22-25)
Aqui, o Espírito Santo usa Tiago para nos advertir sobre o perigo de sermos apenas ouvintes, ou seja, de ouvir a Palavra de Deus, talvez até refletir por um momento, mas logo esquecer o que lemos ou ouvimos, sem aplicar em nosso dia a dia. Ele nos convida a dar ouvidos de verdade, que como já aprendemos, consiste em ouvir, escutar e buscar agir de acordo com a Palavra recebida de Deus.
A quem você tem dado ouvidos?
Em meio a tantas vozes ao nosso redor, é fundamental refletir sobre a quem estamos dando ouvidos. Será que estamos ouvindo a voz de Deus ou estamos sendo influenciados por aquilo que este mundo mau nos oferece? A Bíblia é a Voz que jamais falha, e é nela que devemos buscar orientação para as nossas vidas. No entanto, se não estamos firmados nas Escrituras, corremos o risco de seguir vozes erradas, distorcidas e, em muitos casos, perigosas.
Já reparou como, muitas vezes, estamos dispostos a dar ouvidos a qualquer pessoa, desde que ela tenha uma boa reputação, seja respeitada, ou até mesmo tenha grandes testemunhos de milagres? No entanto, precisamos lembrar que o importante não é quem está falando, mas se o que está sendo dito está em conformidade com a Palavra de Deus ou não.
Cuidado com as falsas vozes
Hoje, estamos cercadas por muitas “vozes” que dizem falar em nome de Deus, mas que distorcem as Escrituras ou criam novas doutrinas que nada têm a ver com o verdadeiro Evangelho. É necessário ter prudência. Não importa quem esteja falando ou quão impressionante seja a sua história, se o que está sendo ensinado não está alinhado com a Bíblia, não dê ouvidos.
Paulo nos alerta em Gálatas 1:8-9: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.”
A advertência é clara: se alguém prega um evangelho diferente do que está nas Escrituras, devemos rejeitar essa voz, ainda que ela venha acompanhada de milagres, profecias ou qualquer outro tipo de sinal. O verdadeiro Evangelho está na Bíblia e é a única Voz que devemos seguir.
No meio de tantas vozes que tentam nos influenciar, a única que realmente importa é a voz de Deus. Ele nos deixou Sua Palavra para nos guiar e nos proteger de enganos. Por isso, não dê ouvidos àquilo que não está em conformidade com a Bíblia. E lembre-se, ouvir a Palavra de Deus é apenas o primeiro passo; escutar com atenção e, sobretudo, agir de acordo com o que ela ensina, é o que realmente fará diferença em sua vida.
Com amor, em Cristo,
Pr. Raphael Melo
Meus livros: raphaelmelo.com.br/livros
Redes Sociais: @prraphaelmelo
Email: [email protected]
Site: raphaelmelo.com.br