“Como lidar com a chegada da vaidade aliada às buscas por produtos na adolescência?” E. C., por e-mail.
A adolescência envolve transformações fisiológicas em meninos e meninas, pois é na puberdade que o organismo é impactado com as alterações hormonais e preparo do corpo para a vida adulta.
Podemos notar nos adolescentes o surgimento de acne no rosto, peitoral e costas. Nas meninas também é comum que as temidas estrias comecem a dar as caras em regiões de mamas e, principalmente, no bumbum e culotes, por conta do repentino e rápido aumento do corpo.
Os cuidados com a beleza na adolescência é um tabu para muitas mães, que têm a sensação de que ainda é cedo demais para isso ou temem expor o filho às cobranças com a beleza e os padrões da vida adulta.
Entretanto, é extremamente importante que os cuidados comecem nessa fase, de forma controlada, sob o álibi e monitoramento dos pais e em ambiente seguro. Os pais precisam estar atentos para ajudar os filhos a se relacionarem bem com o corpo, manter a autoestima elevada e aprender a não ultrapassar os limites para atingir aquele ideal de perfeição apresentado nas redes sociais.
Agora, se em casa você tem uma criança muito vaidosa, é preciso cautela e conduzir essa vaidade de forma mais lúdica. A atenção deve ser grande na escolha dos produtos, já que a pele ainda é muito sensível.
Vale abusar das máscaras e cremes com importância sensorial, em que os cheirinhos de chicletes e chocolate vão ajudar a compor o cenário de brincadeira para os pequenos. No público jovem, a vaidade se torna notória e isso é um sinal positivo para a sociedade, que passa a entender melhor sobre a importância dos cuidados desde cedo.
Mas reforço: os pais precisam saber dosar o que é saudável e buscar ajuda profissional quando necessário.
PAULA CAROLINE GARCIA @paulacarolineg, responsável pela Clinic Biomedicina Estetica (@clinicbioestetica), em SP. Possui graduação em Estética e Biomedicina pela Universidade Anhembi Morumbi. Site: https:// www.clinicspa.com.br/