Com a proximidade das festas de final de ano, todo mundo começa a pensar em roupas brancas para celebrar a chegada do Ano Novo, o que é uma tradição entre grande parte das famílias brasileiras.
Apesar de muitos comprarem peças novas, outros tantos recorrem às opções que já estão no armário. E é neste momento que podem se deparam com peças manchadas ou amareladas. Segundo Marinês Cassiano, especialista em cuidados têxteis da 5àsec, há solução para resolver este tipo de problema.
A primeira medida a tomar é tentar tirar as manchas antes das lavagens, com produtos específicos para esta finalidade e que não comprometam as fibras.
“Como a roupa branca suja com muita facilidade, é importante que a lavagem seja feita com sabão alcalino e água fria. Após deixar as roupas de molho, para que fiquem mais brancas e para eliminar resquícios de outras manchas, é importante enxaguar bem as peças, tirando todo o tipo de resíduo existente”, indica.
Vale ressaltar também que as roupas brancas devem ser lavadas separadamente, ou seja, não podem ser misturadas com peças coloridas, que podem manchar ou danificar o tecido.
Outra dica importante é utilizar a dose certa de sabão, já que o excesso do produto pode gerar o efeito contrário. Em seguida, estenda as peças à sombra e do avesso.
SOS
Se durante as comemorações de Réveillon cair alguma substância inesperada, como vinho, molhos ou maquiagem, a especialista recomenda que você utilize a solução de água quente com alvejante, mas apenas nas roupas de algodão.
Tecidos mais delicados como seda, viscose e linho não podem ser lavados com alvejantes em nenhuma das circunstâncias. Existem no mercado alguns produtos específicos para o clareamento de roupas, mas tais substâncias devem ser utilizadas com cautela, seguindo as instruções do fabricante e as informações contidas na etiqueta de cada peça.
“Na dúvida, opte sempre por uma lavanderia, que conta com serviços específicos para esta finalidade”, ressalta.
Outra dica: quando for armazenar as roupas brancas, envolva-as em sacos de TNT, para protegê-las tanto do pó quanto dos raios de luz. Não é indicado o uso sacos plásticos para guardar roupas, pois este tipo de material não permite que as fibras fiquem arejadas, causando em grande parte dos casos manchas amareladas ou mofos.