Em busca de reverter os padrões da famosa boneca Barbie, a Mattel acaba de lançar novos modelos da boneca: uma careca e outra com vitiligo, doença que afeta a pele e causa manchas pelo corpo.
Ambas se juntam à coleção ‘Fashionistas’, que trouxe modelos mais diversificados como uma Barbie cadeirante, negras e outras com formato do corpo mais curvilíneo.
Além das peças femininas, a marca também traz dois novos modelos do Ken, namorado da boneca: um ruivo e outro com os cabelos longos. Atualmente, a coleção conta com 176 bonecos de 35 tons de pele diferentes, 94 estilos de cabelo.
Mesmo sendo uma das bonecas mais conhecidas em todo o mundo, a Barbie precisou buscar novos modos de se reinventar quando outras marcas lançaram modelos mais diversificados de bonecas nos anos 2000.
Outra coleção que também buscou novas figuras foi a Barbie ‘Profissões’. Agora, a boneca também é bombeira, policial, astronauta, jogadora de futebol e outros cargos “masculinizados”.
Sempre associada ao “padrão de beleza inalcançável”, a loira foi afastada dos filhos pelos próprios pais. A linha Barbie ‘Fashionista’ foi lançada em 2016 para trazer mais diversidade de corpos, tons de pele, cabelo e traços para o brinquedo.
A fim de promover a inclusão social, ano passado a Mattel lançou Barbies que vinham em cadeiras de rodas ou com prótese de perna. O resultado foi sucesso e indicou a maior alta de vendas da boneca em cinco anos.
(Fotos: Mattel/ Divulgação)