Com a chegada da Revolução Islâmica em 1979, o Irã passou por uma grande reforma em diversos âmbitos da sociedade. Nesse contexto, as mulheres tiveram que se submeter a uma série de mudanças, como a imposição do uso hijab – véu islâmico – em ambientes públicos ou na presença de um homem que não fosse da esfera familiar.
Outra imposição um tanto curiosa do regime xiita estava vinculada à música. Bandas ocidentais deviam estar longe dos ouvidos iranianos – no livro, a autora menciona AC/DC e Bee Gees.
Quer saber mais sobre a revolução no Irã? Então você não pode deixar de ler Persépolis. Escrita e desenhada por Marjane Satrapi, esta HQ é baseada na trajetória da própria autora. Criada em um ambiente politizado, a jovem de apenas 10 anos, se vê infeliz ao ter que usar o hijab. Acompanhe Marjane durante os anos e conheça um pouco mais da história do país.
Ah, e se você gosta de um design bem trabalhado, esse livro também é para você, viu? Desde as ilustrações em preto e branco à escolha de palavras, Marjane tem todo o cuidado de preparar o leitor para o assunto, então você pode ficar despreocupado. Sua leitura vai ser bem simples!
Persépolis – https://amzn.to/2RUU25W
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com o site da Amazon. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Ana Maria pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.