Rafa Brites resolveu dividir um momento de relaxamento com seus seguidores, nesta quarta-feira (12).
A jornalista usou o seu perfil no Instagram para compartilhar um clique em que aparece praticando yoga. Na legenda, a loira aproveitou para refletir sobre a maternidade.
“Nem sempre o que idealizamos acontece na prática. Mas algo é certo: não vale a pena se esforçar para ser quem nunca fomos. A maternidade já nos exige demais. Quando engravidei, quis fazer o tipo mãe desencanada. Segui uma onda meio sem dieta restrita, sem diminuir o ritmo de vida… daquelas que querem subir no banquinho para guardar as roupas com a barrigona de 8 meses”, começou.
Na sequência, Brites continuou falando sobre sua rotina após o nascimento do filho, Rocco:
“Meu bebê nasceu e eu não fervia a chupeta quando caía no chão. Passear? Só com a bolsa de mão, com fralda e mamadeira. Eu tinha vários exemplos de mães assim. Quando via essas mães, tudo parecia fluir tão bem… as crianças não ficavam doentes. Via esses pais viajando com os filhos numa boa, com livros e comidas que eles mesmos preparavam. Tão cool. Deus me livre brinquedos de plástico! Babá? Se eu não der conta de um bebê, do que vou dar?”.
A comunicadora ainda explicou que as coisas não saíram exatamente como ela planejava.
“Era um modelo que admirava e, no início, copiava. Mas, cá entre nós: a mãe genuinamente desencanada não se programa para ser assim. Ela é. Hoje, eu rio desse meu projeto falido. Acreditei que, pelo fato de eu ter me programado para ser relax, isso se incorporaria ao meu jeito de ser. Mas não adiantou. Na mochila para sair, levo repelente, soro fisiológico, três mudas de roupa. Na mala de viagem, parece que a criança vai ficar no destino um mês”, afirmou.
“Tenho a esperança de acontecer com meu filho aquela cena que vivi muito na minha infância (sendo a caçula), de dormir nas festas juntando as cadeiras e me cobrindo com o blazer do meu pai. Mas não vejo um futuro promissor nesse aspecto, uma vez que meu filho é baladeiro e duro na queda”, destacou.
Por fim, Rafa assumiu que não conseguiu segir no modelo que idealizou para a maternidade.
“Não consegui ser tão de boa. Não que eu me sinta o oposto disso, a mãe noia, mas percebi que eu estava me estressando para ser zen. Saio da dieta, vou para o mato, mas adoro um belo ar condicionado. Sou a louca dos cheiros. Ando na bolsa com dois desodorantes e dois perfumes. Faço ioga, mas também amo muay-thai. Como seria hippie na maternidade, se não sou na vida? Falamos muito sobre ser a mãe possível. Os melhores pais que podemos ser. E o que tenho notado é que não podemos colocar essa métrica de melhor ou pior porque, para isso, precisamos de um ponto de referência. Vale ficar de olho para saber se ele é possível ou utópico”, concluiu.
Nos comentários, os seguidores da famosa também falaram sobre o assunto. “Exato, a mãe possível, Rafa! Nos medir com a régua dos outros é um caminho tortuoso”, afirmou uma internauta. “Eu sou a zen me esforçando pra ser a mãe preocupada”, disse outra.
Rafa é mãe de Rocco, fruto de seu casamento com o jornalista Felipe Andreoli.