O teste de contraprova, realizado no Instituto Adolfo Lutz, deu positivo e o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Brasil, nesta quarta-feira (26). O Ministério da Saúde deve anunciar o resultado oficial nesta tarde.
De acordo com a Folha de S. Paulo, a informação foi confirmada por uma fonte envolvida no processo. Na terça-feira (25), um homem de 61 anos foi testado positivo para o vírus no Hospital Albert Einsten, em São Paulo (SP).
O paciente em questão havia realizado uma viagem para a Itália durante fevereiro. As pessoas que tiveram contato próximo com o ele serão monitoradas pela equipe médica da instituição.
Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está analisando a lista de passageiros do voo que trouxe o homem para São Paulo, e as secretarias estaduais de Saúde serão informadas sobre o destino final de cada viajante.
De acordo com o hospital, o homem foi enviado para casa e ficará isolado pelos próximos 14 dias. De acordo com o Ministério da Saúde, ele apresenta os sintomas da doença, tais como tosse seca, febre, dor de garganta e coriza. No entanto, passa bem e tem “sinais brandos”.