O médico Drauzio Varella publicou um vídeo, nesta terça-feira (10), para se desculpar pela entrevista com a trans Suzy Oliveira, veiculada no ‘Fantástico’, da TV Globo, no domingo (1º).
A reportagem, que mostrava o descaso, preconceito e abandono de detentas trans alocadas em unidades prisionais masculinas, movimentou as redes sociais e gerou grande comoção,principalmente em relação a história de Suzy, que não recebia visitas há oito anos.
Entretanto, após a veiculação da matéria, veio à tona que transexual cumpria pena por estuprar e matar um menino de 9 anos.
No vídeo, Dráuzio reafirmou o que já havia dito em nota divulgada nesta semana. “Não entrei naquela cadeia como juiz, e sim como médico”, disse.
Ele também pediu desculpas: “Posso imaginar a dor e peço desculpas para a família do menino que foi involuntariamente envolvida no caso”.
O médico ainda destacou qual era o principal objetivo da reportagem. “Na matéria em questão, o foco era mostrar as condições que vivem as transexuais presas. A imensa maioria delas está presa por roubo e furto. A maneira como ela foi apresentada deu a entender que ela fazia parte desse grupo maioritário. Por isso eu entendo a frustração de quem se decepcionou comigo”, explicou.
“Eu lamento, mas assumo totalmente a responsabilidade pela repercussão negativa que o caso tomou”, afirmou o médico.
Por fim, Drauzio aproveitou o momento para falar sobre aqueles que quiseram explorar politicamente o acontecimento.
“Agora eu gostaria de dizer claramente, sem chance de voltar atrás, que nunca fui e nem serei candidato a nada. As pessoas que estão explorando politicamente esse episódio podem ficar tranquilas”, concluiu.
[[iframe width=”770″ height=”400″ src=”https://www.youtube.com/embed/68Ta3zyMk44″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen]][[/iframe]]