Recentemente, tenho visto nas redes sociais alguns cortes do “Vrau Cast”, podcast do Porta dos Fundos que satiriza o formato no país. Pesquisei e descobri que o “Vrau” vem fazendo muito sucesso com a audiência. Há quem acredite que seja um podcast real, pela similaridade com os que já existem por aí, porém, tudo não passa de uma encenação.
Nos vídeos, os atores Caito Manier e Rafael Saraiva interpretam os apresentadores Mike e Cauê, totalmente desinformados, que entrevistam profissionais respeitados nas suas respectivas áreas a partir de perguntas absurdas. Bela Gil, Monja Coen e o psicanalista Christian Dunker estão entre as personalidades que toparam, com muito humor, ser interrogadas pela dupla.
Em cena, os apresentadores querem permanecer com suas ideias pré-concebidas. Além disso, Mike e Cauê fazem comentários e perguntas totalmente sem noção, que são respondidas com elegância e leveza por parte do convidado, como por exemplo, “existe ciência no Brasil?”, para duas pesquisadoras brasileiras…
A dupla é tão convincente nas entrevistas que chega a receber críticas de alguns espectadores desavisados, que acreditam que a ignorância é dos atores e não dos personagens que representam. Sintoma dos dias atuais, não? Vale a pena conferir.
Os episódios do Vrau Cast são lançados às terças-feiras nos canais do Porta dos Fundos.