O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitiu, nesta quinta-feira (16), o então ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, que confirmou a informação por meio de uma rede social. Com a saída, Nelson Teich foi o escolhido para assumir o cargo.
“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, iniciou Mandetta no comunicado.
Ocupando a pasta desde janeiro de 2019, o agora ex-ministro da saúde agradeceu quem esteve com ele durante esse período e desejou o melhor para o país.
“Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”, concluiu Mandetta, que esteve em reunião com Bolsonaro ainda nesta quinta-feira (16).
Vale lembrar que os dois tiveram divergências públicas, por conta do discurso de Jair e do ex-ministro não condizerem. Em entrevista ao Fantástico, exibido no último domingo (12), Mandetta disse que a população não sabia “se escutava o presidente ou o ministro” em relação às medidas de proteção.
NELSON TEICH
Com a saída de Luiz Henrique Mandetta, o oncologista Nelson Teich ocupa o comando da pasta do Ministério da Saúde. O atual ministro é carioca e formado em medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Consultor informal de saúde durante a campanha eleitoral de Bolsonaro, Teich chegou a ser cotado, na época, para o cargo, mas o presidente optou por Mandetta.
[[blockquote class=”twitter-tweet”]][[p lang=”pt” dir=”ltr”]]Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. [[br]]Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e[[/p]]— Henrique Mandetta (@lhmandetta) [[a href=”https://twitter.com/lhmandetta/status/1250865863755997189?ref_src=twsrc%5Etfw”]]April 16, 2020[[/a]][[/blockquote]] [[script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″]][[/script]]