Pesquisa da Universidade de Stony Brook, em Nova York (EUA), apontou que a dieta low carb ou cetogênica, conhecida pela baixa ingestão de carboidratos simples, ajuda a emagrecer rapidamente e ainda pode prevenir danos cerebrais.
“Estudos sobre o método apresentam cada vez mais respostas positivas tanto na redução de peso quanto na melhora das taxas laboratoriais e doenças neurológicas, principalmente epilepsia, autismo e tumor cerebral. Mas em pacientes idosos é preciso ter cautela, pois eles requerem mais atenção quanto à ingestão calórico-proteica”, observa a nutricionista Carolina Queiroga, da Clínica Dra Joana D’arc Diniz (@drajoanadarcdiniz).
Entenda tudo sobre o processo.
O QUE É
Dieta low carb é uma estratégia nutricional onde se reduz a quantidade de carboidratos da alimentação, além de melhorar a qualidade dos carboidratos ingeridos. Além dos carboidratos, aumenta-se a ingestão de gorduras boas e se mantém a quantidade de proteínas de acordo com a necessidade da pessoa.
Isso apresenta resultados para redução de peso e a diminuição da circunferência abdominal. Também tem excelentes resultados para a redução dos níveis de glicemia e insulina.
CARBOIDRATOS SIMPLES X CARBOIDRATOS COMPLEXOS
O estudo recomenda a baixa ingestão de carboidratos simples, que têm baixa quantidade ou nenhuma fibra, é de fácil digestão e rápida absorção (açúcar, mel, arroz branco e farinha de trigo). Já os carboidratos complexos não ficam 100% restritos nessa dieta, apenas controlados. Eles possuem mais fibras, promovendo digestão e absorção mais lenta (arroz integral, cereais integrais e raízes, como inhame e batata-doce).
MELHORE A SAÚDE CARDIOVASCULAR E CEREBRAL
Não basta apenas seguir a dieta low carb. Para conquistar uma boa saúde cardiovascular e cerebral é preciso aumentar o consumo de verduras e frutas, a fim de subir o aporte de vitaminas e minerais.
É bom também a ingestão de fibras (e muita água) para manter as taxas de colesterol e glicemia dentro da normalidade. Alimentos ricos em vitaminas C e E, ômega 3 e resveratrol têm ação antioxidante, melhorando assim a circulação. Tudo isso aliado a uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física.
ENTENDA A CETOSE
A dieta low carb emagrece porque o corpo entra em processo de cetose. A glicose é uma das maiores fonte de energia, mas não a única. Na sua ausência, o fígado produz corpos cetônicos a partir da gordura armazenada no corpo ou na alimentação, com finalidade de gerar energia para funções básicas do organismo.
Dessa forma, os corpos cetônicos queimam a gordura do corpo. Vale lembrar que a formação de corpos cetônicos está presente no nosso corpo quando acordamos, estamos em jejum prolongado ou praticamos atividade física prolongada. Mas é possível induzir ou prolongar esse processo com uma alimentação restrita em carboidratos e rica em gorduras boas.
CUIDADOS
Quando falamos em dietas, qualquer orientação deve ser feita por um nutricionista, pois cada pessoa possui uma necessidade nutricional, não sendo a estratégia low carb ideal para todos.
PLANO ALIMENTAR
Desjejum
1 fatia de pão de aveia com linhaça (receita a seguir) recheado com queijo cottage + leite desnatado com café; ou shake natural com leite vegetal, fruta e aveia em flocos.
Colação
Mamão papaia com mix de castanhas (castanha-do-Pará, castanha-de-caju, amêndoas e nozes – 2 unidades de cada).
Almoço
Salada de folhas verdes + salmão grelhado com abóbora assada com cúrcuma alecrim e azeite + brócolis salteados.
Lanche
Iogurte natural com morango ou kiwi picado e farinha de linhaça.
Jantar
Sopa creme de inhame com peito de frango em cubos temperada com tomilho e pimenta-do-reino.
Pão de aveia
Misture 1 ovo batido, 1 colher (sopa) de farelo de aveia, 1 colher (sopa) de farinha de linhaça, 1 colher (sopa) de iogurte natural ou creme de leite fresco e 1 colher (chá) de fermento químico em pó. Asse em frigideira antiaderente, de ambos os lados, em fogo baixo, tampada.