Você deixou meses e meses seu cabelo crescer e, finalmente, ele chegou no comprimento que tanto desejou. Mas as pontas estão secas e sem brilho… O que fazer?
Nem pensar em cortar novamente. Dá para recuperar os fios se alimentando de maneira correta. Isso mesmo! O segredo de madeixas lindas e saudáveis pode estar na sua geladeira. Vem saber mais!
SEU CABELO É O QUE VOCÊ COME
Muitas pessoas desconhecem, mas a força do cabelo começa na nutrição. É o que garante o dermatologista Adriano Almeida. A alimentação pobre resulta em cabelo fraco. Por isso, é bom preencher o prato com comida saudável.
Entre os principais nutrientes que fazem bem aos fios estão ferro, zinco, selênio, vitamina B12 e vitamina D (e todos eles você encontra em alguns aliados bem baratinhos). Veja o que comer regularmente.
- Fontes de ferro: beterraba, carne vermelha, feijão, grão-de-bico, lentilha, fígado, peixe, vegetais de cor verde-escura.
- Fontes de selênio: castanha-do-pará, milho, arroz, avelã.
- Fontes de vitamina B12: carne vermelha, peixe.
- Fontes de zinco: carne vermelha, frutos do mar, pimentão, tomate.
DICAS PARA ADOTAR JÁ!
- Se a nutrição está boa o suficiente, os cuidados do dia a dia ficam mais simples. Veja alguns:
- Evite penteados que torçam e apertem demais os fios.
- Não durma com o cabelo molhado.
- Use leave-in e protetor térmico antes de secar.
- Resguarde-se do sol.
- Corte as pontas de três em três meses (se as pontinhas continuarem hidratadas depois desse tempo, você pode espaçar o corte um pouco mais).
- Faça hidratações semanais (quem tinge o cabelo pode fazer até duas na semana).