‘Desalma’, a nova série de terror do Globoplay, será lançada na próxima quinta-feira (22). Com Cássia Kiss e Cláudia Abreu no elenco, a produção foi anunciada em 2019 na Comic Con Experience, evento geek realizado em São Paulo.
Gravada na região Sul do Brasil, o seriado se passará em 1988 e contará sobre o desaparecimento de uma jovem que assusta a população da pequena cidade de Brígida, localizada no interior do sul do Brasil.
Na história, a festa de Ivana Kupala, muito tradicional na Ucrânia, é banida do calendário. Porém, 30 anos depois, a população se prepara para comemorar o evento novamente.
É aí que acontecimentos suspeitos começam a amedrontar a população. Três mulheres são marcadas por mudanças irreparáveis e rituais de feitiçaria são capazes de evitar até mesmo a morte.
Além das protagonistas, a trama contará com atrizes como Maria Ribeiro e Giovanni di Lorenzi, que ganhou destaque em ‘Deus Salve O Rei’. Segundo Carlos Manga Jr., diretor da trama, a escolha de atores ainda desconhecidos ajuda a causar estranheza para com os personagens.
Abordando o tema bruxaria, a série pode agradar os amantes de ‘Dark’, propriedade da Netflix, por apresentar um ambiente com florestas, penhascos, lagos e ruínas, além do clima frio. Esses fatores contribuíram para que os atores “entrassem” em seus personagens.
INSPIRAÇÃO
Esta é a primeira produção da autora, Ana Paula Maia, que revelou ter se inspirado nas várias características locais. “Eu acho que meu primeiro impacto foi na comida, até que eu comecei a ver os bosques, os parques da cidade, as festas típicas, os vários grupos folclóricos”, explicou.
Ana Paula ainda conta que há outros povos que comemoram a festança e quis compartilhar isso com a audiência. “Além dos ucranianos, têm ainda alemães e poloneses. Existe um circuito pelo Paraná de pessoas que dançam, se vestem, fazem coral. Eu comecei a achar isso muito impressionante e pensei que o resto do Brasil precisava conhecer o que existe ali.”
SOBRE A SÉRIE
Segundo o diretor, Carlos Manga Jr., essa é uma história que trata sobre questões metafísicas: “Mas isso só acontece por conta de um drama humano. Não é um terror gratuito.” E ainda acrescenta que o objetivo é que o público sinta, e não receba a solução de mão beijada.
“Queremos que a audiência imagine por ela mesma. Na direção, criamos atmosferas que levem a imaginação a trabalhar. Você não vê as coisas, tem a sensação. Gosto de chamar de direção sugerida: uma porta fechada que quando aparece de volta está aberta, a câmera que levemente vai se aproximando de um ambiente em que nada acontece.”
As gravações de ‘Desalma’ aconteceram em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, durante seis semanas. No total, foram 36 sets de filmagem, sendo 16 numa propriedade de 300 mil m², situada na cidade de São Francisco de Paula, na região da serra gaúcha.