As Eleições 2020 para prefeito e vereador acontecem neste domingo (15) em um cenário atípico de pandemia. Por isso, são necessários cuidados sanitários para votar com segurança.
Lembre-se, as sessões ficam abertas das 7h às 17h. Além disso, aqueles que estiverem com febre ou sintomas de Covid-19 ou tiverem sido diagnosticados com a doença nos últimos 14 dias devem ficar em casa e justificar a ausência pelo aplicativo e-Título.
Não se tratam de recomendações muito complexas. A bióloga, especialista e mestre em Virologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marta Gonçalves, indicou passo a passo de como votar seguindo protocolos. Confira.
- Use sua máscara de malha mais fechada. Dê preferência algodão duplo ou triplo.
- Use óculos de preferência (olhos são mucosas).
- Tente manter a distância de 2m das pessoas.
- Nunca retire sua máscara (o uso é permanente).
- Limpe as mãos com álcool gel de forma correta. Exatamente como deve ser lavada. Lembre-se, o álcool é substituto da água e do sabão. De preferência, leve o seu frasco com álcool em gel.
- Leve sua caneta.
- Guarde a sua carteira de identidade após apresentá-la ao mesário e nunca a deposite sobre a mesa.
- Use o fundo da caneta para apertar a urna eletrônica. Guarde-a num saquinho, por exemplo. Todos tocam a urna e na pressa para que entre outra pessoa, pode fazer assepsia das mãos de forma incorreta.
- Se for pegar o comprovante, peça para o mesário por no saquinho ou pegue e faça a assepsia correta das mãos até os cotovelos.
- Saia imediatamente.
- Caso encontre amigos e conhecidos, evite conversar. É tchau de longe e se aproximarem, o “cumprimento coronavírus” é com o cotovelo.
- Com toda essa aproximação, ao chegar em casa, lave suas mãos, retire sua máscara, vá tomar um banho. As roupas podem ser colocadas num cesto para lavar junto as outras.
- Ponha o saquinho com a caneta, o documento de identidade e o comprovante de quarentena por 3 dias.