O documentário “BABENCO – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou”, dirigido pela atriz e viúva do cineasta Hector Babenco, Barbara Paz, foi escolhido para representar o Brasil na maior premiação do cinema internacional, o Oscar de 2021. A notícia foi divulgada nesta quarta-feira (18).
A obra, que também foi selecionada para participar de outros vinte festivais internacionais e já angariou uma porção de prêmios, acompanha os últimos dias de vida de Hector, mostrando a fragilidade e o vigor intelectual do artista, que morreu de câncer em 2016, aos 70 anos de idade.
“É uma surpresa maravilhosa, o Hector merecia muito isso. Eu acho que o amor venceu”, assegurou a diretora da obra.
Fabiano Gullane, coprodutor da atração, conta que o reconhecimento da Academia, causa uma mistura de felicidade e senso de responsabilidade.
“Recebemos com enorme alegria a escolha do BABENCO pra representar o Brasil na corrida pelo Oscar. Ao mesmo tempo que é uma enorme alegria, é uma enorme responsabilidade. É uma disputa com os melhores 80, 90 filmes do ano… Faremos essa campanha com muita dedicação e orgulho. Temos um filme lindo e muito especial nas mãos”, assegurou.
SOBRE O FILME
Barbara Paz conta que, na reta final do combate contra o câncer, Hector Babenco indicou que a amada trabalhasse em um filme para registrar seus últimos dias.
O documentário estreou em 2019 no Festival de Veneza e conquistou grandes categorias em prêmios, como ‘Melhor Documentário’ na Mostra Venice Classics e no Festival internacional de Cinema de Mumbai, na Índia.
A atração será exibida ao público nos cinemas de todo o Brasil a partir do dia 26 de novembro.