A pandemia do novo coronavírus obrigou todos a se adaptarem, fazendo novos hábitos e demandas surgirem especialmente pela questão do home office, que obrigou muitos a trabalharem diretamente de casa.
Só que essa nova realidade levou a um aumento natural das “horas extras”. Afinal, como não se gastava mais o tempo do transporte, dava para usar esse período para tentar fazer o trabalho render.
O resultado? Essas pessoas passaram a ficar muitas horas a mais sentadas na frente do computador, muitas vezes sem a ergonomia ideal. Junte isso a cadeiras não tão confortáveis e altura do computador em mesas improvisadas, entre outras questões. Daí, da-lhe coluna doendo, além de desconfortos causados pela falta de circulação nas pernas.
Exatamente por tudo isso é que a prática de atividade física torna-se ainda mais necessária para evitar ou até mesmo tratar dores advindas da má-postura adquirida por todos esses fatores.
HORA DE SE MEXER
Pensando em melhorar a qualidade de vida de quem está passando por isso, resolvi passar aqui alguns exercícios que podem aliviar e ainda ajudar a prevenir dores nas costas e problemas circulatórios.
Existem várias modalidades esportivas que ajudam nessa questão, mas o alongamento e a mobilização da coluna são movimentos que podem ser feitos até em um curto espaço de pausa no trabalho.
Vamos começar?
1 – Inicie na posição ereta e sentada na metade da cadeira.
2 – Contraia o abdômen, levando a lombar em direção ao encosto da cadeira enquanto curva levemente as costas. Volte a posição ereta da coluna.
3 – Sente-se na cadeira, cruze uma perna sobre a outra e leve o tronco na direção da perna flexionada.
4 – Sente-se mais na ponta da cadeira, com joelhos flexionados e pernas afastadas. Solte o tronco, levando as mãos em direção ao chão. Relaxe as costas e o pescoço.
5 – Em posição ereta, gire o tronco para o lado sem curvar às costas.
6 – Sente-se na beira da cadeira, mantenha uma perna flexionada e a outra estendida, tente alcançar a ponta do pé da perna estendida.
7 – Em pé, apoie na cadeira ou parede e flexione um dos joelhos, puxando o calcanhar na direção do glúteo.
8 – Em pé, apoie um dos pés em cima da cadeira, empurrando o quadril pra frente e mantendo a perna de trás com o joelho estendido.
Sentada na cadeira, passe um dos braços pela frente do tronco e olhe por cima do ombro.
*VANESSA FUSRTENBERGER é educadora física desde 1995. Mesmo sendo profissional do esporte, tinha dificuldade para manter o peso saudável e chegou a pesar 98 kg. Com 40 anos, eliminou 40 kg e, hoje, ajuda pessoas a estabelecerem um estilo de vida saudável e equilibrado. Em AnaMaria, compartilha dicas para um estilo de vida mais leve e com saúde! Instagram: @va.personal