Na hora de cuidar das madeixas, já é sabido que hidratação, nutrição e reconstrução são passos extremamente importantes a serem seguidos. Mas você já ouviu falar de remineralização?
Ana Regina Farias, técnica da Embelleze, contou para AnaMaria Digital que o procedimento é crucial para manter a saúde dos cabelos e da pele. “É uma tendência mundial, principalmente para quem faz questão de estar sempre em dia com a sua autoestima”, afirma.
MAS, AFINAL, O QUE É REMINERALIZAÇÃO?
A remineralização consiste no processo de trazer de volta aos cabelos todos os minerais que são perdidos no dia a dia. Entre os vários motivos que podem ocasionar essa perda, estão:
- O excesso de calor (muitas vezes ocasionado pelo uso do secador e chapinha);
- Química;
- Tintura;
- Descoloração;
- A ação do sol, vento, cloro, sal e poluição;
Segundo a especialista, tudo isso acaba tornando a aparência dos fios bastante desgastada. “A perda de sais minerais provoca o desequilíbrio na saúde dos cabelos, deixando-os com aspecto ressecado, sem brilho, áspero e até quebradiço”, explica.
COMO FUNCIONA A REMINERALIZAÇÃO?
De acordo com Farias, o processo pede produtos que sejam ricos em potássio e outros minerais, que podem auxiliar na remineralização dos fios, devolvendo a vitalidade, brilho e balanço
Por esse motivo, uma das melhores opções na hora de remineralizar as madeixas é o combo banana + açúcar mascavo. A Embeleze, inclusive, tem linhas de produtos com esses ingredientes. Quando combinados, esses dois alimentos apresentam nutrientes e ainda ajudam a manter os cabelos hidratados.
“A banana é fonte de muitas vitaminas e sais minerais, destacando-se como uma verdadeira bomba de potássio, e o açúcar mascavo é extremamente umectante. Assim, os dois se tornam uma excelente opção para um HNR (hidratação, nutrição e reconstrução) Remineralizante”, indica.
Apesar de ser possível fazer o procedimento com ingredientes caseiros, a especialista ressalta que linhas especializadas no assunto trazem a segurança de um produto pensado para a remineralização. “Os produtos industrializados são formulados de forma balanceada para que os resultados obtidos sejam atingidos sem riscos à saúde”, avalia.
PASSO A PASSO
A técnica garante que a remineralização pode ser feita quinzenalmente, mas também pode se adequar ao HNR, seguindo a necessidade de cada cabelo.
- O ideal é que seja utilizado um shampoo para retirada de sujidades e outros produtos;
- Enxágue e retire o excesso de água com uma toalha para aplicação de creme ou máscara remineralizante, mecha a mecha no comprimento e pontas, respeitando a pausa recomendada pelo fabricante;
- Novo enxágue e aplicação de condicionador;
- Enxágue e secagem com toalha;
- Aplicação de creme para pentear;
CUIDADOS ESPECIAIS
A remineralização é um procedimento que pode ser realizado em todos os tipos de cabelos, incluindo os quimicamente tratados, coloridos e descoloridos.
Para quem tem madeixas mais oleosas, a especialista sugere tomar cuidado extra na hora de conferir os ingredientes da linha de produtos utilizada.
“Não existem contraindicações para a remineralização capilar. O importante é sempre observar os resultados e intercalar com hidratações, nutrições e reconstruções, conforme a necessidade apresentada nos fios”, enfatiza.