Quem acredita que todos os formatos de escova de cabelo têm a mesma função está mais do que enganado! Acontece que cada design do acessório é desenvolvido para uma necessidade diferente dos seus fios.
Modelos vazados, arredondados, ou que parecem uma raquete, mais oval e até os cilíndricos, cada um tem uma determinada função que te ajudará a cuidar, ainda mais, das suas madeixas.
E têm mais! Além dos vários formatos, as escovas de cabelo também reúnem diferentes tipos de cerdas, o que impacta diretamente no cuidado com os fios.
Para entender mais a função de cada formato e tipos de cerdas, AnaMaria Digital reuniu algumas dicas da Belliz para que não haja erro na hora de escolher a escova adequada para seu cabelo.
PARA DESEMBARAÇAR
Divulgação/Belliz
Modelos vazados são perfeitos para desembaraçar. Esse tipo de escova é a melhor amiga do cabelo molhado, já que sua estrutura é formada por frestas. Nesse sentido, ela é perfeita para livrar os fios dos pequenos nós enquanto estão úmidos ou cobertos por algum creme de hidratação, durante o banho.
PARA ESCOVAR
Divulgação/Belliz
Se a necessidade for escovar, aposte nos modelos raquete e oval. Para manter os fios alinhados no dia a dia, entre as lavagens, estes são dois modelos que cumprem super bem a função. Além disso, a escovação se torna muito mais confortável graças as bases almofadadas que se adaptam ao couro cabeludo enquanto os fios são penteados.
PARA MODELAR OU ALISAR
Divulgação/Belliz
Invista em modelos redondos para modelar e alisar. Esse tipo de modelo possui cerdas em todo o diâmetro, assim, traciona melhor os fios durante o uso do secador. Mas, nesse caso, além de se atentar ao formato cilíndrico, também é preciso prestar atenção na base da escova que, preferencialmente, deve ser de cerâmica, já que essa estrutura térmica retém o calor e acelera a secagem e modelagem das mechas.
DANDO O TOQUE FINAL
Divulgação/Belliz
Para o toque final, modelos cilíndricos também são ideais. Para finalizar a raiz dos cabelos e os cantinhos perto da orelha, por exemplo, as escovas redondas também são uma ótima alternativa. Aqui, a dica é escolher uma escova com diâmetro menor, que consiga tracionar com mais firmeza essas áreas.
TIPOS DE CERDAS
Vale lembrar que não é só com o modelo da escova que você precisa se preocupar, o material das cerdas e da base do objeto fazem toda a diferença na saúde e no resultado que seus cabelos podem ter. Por isso, dependendo do seu tipo de cabelo, busque penteá-los com base nestas diquinhas:
CABELOS LONGOS E LISOS
As cerdas de nylon são sintéticas e flexíveis, ideais para desembaraçar e escovar as mechas no dia a dia. Podem ser usadas para todos os tipos de cabelos, sendo mais recomendadas para fios longos e lisos. Além disso, modelos com pontas protetoras ajudam ainda a massagear o couro cabeludo durante a escovação.
Lembre-se que o uso das cerdas de nylon junto com secador deve ser evitado, isso porque esse tipo de material junto ao ar quente tende a deixar os fios menos brilhosos e com mais chances de frizz, já que esse tipo de cerda não controla a estática das mechas.
CABELOS ONDULADOS OU CRESPOS
As escovas de cabelo com cerdas mistas são formadas por cerdas naturais e sintéticas que garantem maior tração ao pentear. Por isso, são indicadas para cabelos ondulados, crespos ou fios mais grossos, já que seguram melhor as mechas durante a escovação.
CABELOS CACHEADOS
Os pinos de madeira espaçados e com bases almofadadas, são perfeitos para pentear fios cacheados. Esse tipo de material desembaraça os cachos sem deformá-los, preservando sua textura e reduzindo o frizz das mechas, já que são antiestáticos.
APLIQUES E MEGAHAIR
As escovas de cabelo com cerdas em looping não têm pontas e por isso não enroscam em cabelos com apliques e megahair. Geralmente vêm em formatos maiores como raquete ou oval, ideais para cabelos longos e volumosos.
PARA ALISAR OS CABELOS COM SECADOR
As cerdas ionizadas são uma boa investida para serem usadas junto com secador, durante a secagem e modelagem dos fios. Isso porque, enquanto alisa, as escovas com cerdas ionizadas ainda reduzem o frizz e neutralizam a eletricidade estática do cabelo, deixando retos até os fiozinhos mais rebeldes.