As expressões dos atletas sempre são assunto e, por muitas vezes, não são muito agradáveis. Entretanto, a imagem de uma halterofilista durante os Jogos Olímpicos ,feita pela agência britânica Reuters, incomodou a embaixada chinesa.
Segundo a organização localizada no Sri Lanka, a imagem foi de intenção preconceituosa. Na situação, a halterofilista chinesa Hou Zhihui aparece se esforçando para levantar uma barra. Ela, inclusive, ganhou medalha de ouro na modalidade.
Na primeira publicação, a embaixada exigiu respeito ao espírito de Olímpiadas: “Não coloque a política e as ideologias acima dos esportes e se apresentem como organização de mídia imparcial. Vergonhoso”.
Same day, same Olympics, same @Reuters , different faces. Maybe it’s because everything good in life comes easier for the white westerners?
We said that these biased MSM are ugly. Never the athletes. They’re beautiful, no matter their colors and nationalities. https://t.co/1QTE888uYP pic.twitter.com/KTUjfrdeCi
— Chinese Embassy in Sri Lanka (@ChinaEmbSL) July 24, 2021
Depois, o perfil comparou a foto da chinesa com a expressão das imagens de outros atletas registradas pela Routers, criticando a discriminação feita com a competidora. “Talvez seja porque tudo de bom na vida vem mais fácil para os ocidentais brancos?”, questionou.
OPINIÕES
Entretanto, a reclamação foi motivo de brincadeira para internautas, pois agências de notícias estatais como o jornal China Daily, Xinhua e Sina também utilizaram imagens semelhantes, apesar do primeiro veículo ter substituído.
Por outro lado, usuários da rede social chinesa Weibo apoiaram a embaixada, criticando a mídia ocidental. Nas redes ocidentais, as opiniões não foram a favor da reclamação.
A embaixada rebateu as críticas postando outra notícia, desta vez utilizando a manchete da ‘CNN’ do último sábado, em que dizia: “Ouro para a China.. e mais Covid – 19”.
Anyone who still consider the embassy over-reacting on western MSM reporting against China and believe them unbiased, non-political & independent,
please see today’s best (so far) anti-China/humanity/#Olympics headline presented by CNN from #Tokyo
Sorry for their poor people https://t.co/Qqul99gLQN pic.twitter.com/YPHYRyjcCd
— Chinese Embassy in Sri Lanka (@ChinaEmbSL) July 24, 2021
Na publicação, a representação diplomática comentou a manchete: “Qualquer um que ainda considera que a embaixada está reagindo exageradamente a reportagens ocidentais contra a China, e acredita que elas são imparciais, não políticas e independentes, por favor veja a melhor manchete anti-China/humanidade de hoje, apresentada pela CNN”, escreveu.