Há muitas dúvidas sobre a lavagem dos cabelos, que envolvem a frequência, a ordem dos produtos capilares, a temperatura da água, o uso correto do shampoo e do condicionador.
Para que você não cometa mais erros e possa manter seus fios lindos, fortes e saudáveis, Karla Lessa, médica pós-graduada em Dermatologia Clínica e Cirúrgica, aponta à AnaMaria Digital algumas diquinhas valiosas sobre o assunto.
FREQUÊNCIA
Segundo a especialista, a frequência de lavagens vai depender do tipo de cabelo.
“Para quem tem o couro cabeludo muito oleoso, o ideal é lavar os cabelos todos os dias pela manhã, porque ele fica muito gorduroso e vai obstruindo os folículos, o que pode gerar doenças fúngicas, dermatite seborreica, irritação no couro cabeludo”, recomenda.
“Em relação aos cabelos secos, lavar todos os dias pode deixá-los ressecados. Quem tem os cabelos normais, pode intercalar os dias de lavagem”, afirma.
ORDEM DOS PRODUTOS CAPILARES
A médica aconselha que o shampoo seja sempre o primeiro produtinho a ser utilizado e, em seguida, recomenda o uso de uma máscara. Isso porquê, a cúticula do cabelo estará aberta após o uso do shampoo e receberá a hidratação proporcionada pelo segundo produto.
“Por último, aplicamos o condicionador. Ele tem um pH menor do que o do shampoo, tendo uma eficácia no fechamento das cutículas”, garante Karla.
USO CORRETO DO SHAMPO
Segundo a profissional, o shampoo deve ser aplicado no couro cabeludo com uma massagem leve, suave e sem o uso das unhas. “A espuma formada com a massagem deve escorrer e limpar o comprimento dos fios”, explica.
TEMPERATURA DA ÁGUA
No inverno, por mais que a água quente pareça ser uma maravilha, ela é na verdade uma grande vilã para a nossa pele e cabelos. Por isso, Karla aconselha que ao lavar os fios, a água usada seja sempre fria ou morna.
“A temperatura alta da água tende a ressecar os fios, deixando-os mais opacos e sem brilho. Além disso, estimula as glândulas sebáceas, podendo aumentar a oleosidade do couro cabeludo. O excesso de calor também pode causar dermatite seborreica, caspa e descamação”, pontua a médica.
CONDICIONADOR EM CABELOS OLEOSOS
Quem tem cabelos oleosos pode e deve usar condicionador. Isso porque o produto tem uma função importante, que é de selar as cutículas que foram abertas pelo shampoo.
“Se você sofre com a oleosidade excessiva, não deve parar de usar o condicionador na lavagem, e sim aprender a usá-lo do jeito certo. O shampoo abre as escamas da fibra capilar. Já o condicionador garante que tudo fique bem fechado, protegendo os fios das agressões externas, como a poluição. Assim, evita danos como quebra e pontas duplas”, explica Karla.
A especialista destaca que diferente do shampoo, o condicionador deve ser usado apenas no comprimento e pontas do cabelo – nunca no couro cabeludo. Após o uso, é necessário que o produto seja totalmente removido.
“É preciso enxaguar bem para que não fique resquícios do condicionador nos cabelos. Caso contrário, o fio ficará muito gorduroso e com aspecto pesado. Nunca use o condicionador na raiz, uma vez que pode provocar aumento da oleosidade e surgimento de caspa e dermatite seborreica”, finaliza.